Ação verifica cumprimento de medidas sanitárias em ônibus de Nova Lima

ônibus fiscaliza governo
Em Nova Lima, ação envolveu 53 veículos e registrou infrações como transporte sem autorização e excesso de passageiros (Seinfra/Divulgação)

Pela segunda vez, os ônibus que rodam na região metropolitana de BH foram fiscalizados por equipes que checam a adoção de medidas sanitárias no transporte coletivo. Desta vez, a ação, que faz parte de um programa da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade), foi realizada em Nova Lima, na manhã desta quarta-feira (5).

Esta é a segunda ação do programa RMBH Fiscaliza, que começou em Contagem, no fim de abril, e agora chegou a Nova Lima com o apoio da prefeitura. A operação verificou se estão sendo respeitadas as condições de segurança, conforto e higiene dentro dos ônibus, em conformidade com os limites de lotação determinados pelo Comitê Extraordinário Covid-19.

A fiscalização dos veículos aconteceu logo no início desta manhã, no posto da Polícia Militar Rodoviária, no KM 16 da rodovia MG-030. Além dos fiscais do DER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais), agentes da PM e da Guarda Municipal somaram forças na fiscalização.

Foram abordados 53 veículos de transporte de passageiros e lavrados quatro autos de infração: um por letreiro queimado, um por realizar transporte sem autorização e dois por excesso de passageiros.

“O programa RMBH Fiscaliza representa a união de esforços do governo estadual e das prefeituras da região para garantir que os usuários e motoristas viajem com segurança, sobretudo neste contexto de pandemia”, afirma o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez.

O líder do Executivo municipal garante ainda que a Guarda Civil seguirá à disposição do DER-MG para auxiliar na fiscalização dos ônibus do transporte público. 

Operação

A expectativa é de que, com a atuação conjunta, as medidas sanitárias no transporte metropolitano sejam reforçadas, preservando ainda mais a saúde dos usuários e incentivando os concessionários a melhorarem a qualidade na prestação do serviço.

Até o momento, 16 municípios da Grande BH já manifestaram o interesse em participar do RMBH Fiscaliza: Sarzedo, Capim Branco, Rio Acima, Santa Luzia, Nova Lima, Contagem, Caeté, Raposos, Esmeraldas, Mateus Leme, Pedro Leopoldo, Igarapé, Nova União, Ribeirão das Neves, Ibirité e Mário Campos.

Em BH

Na capital, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) também já havia anunciado uma ação semelhante para garantir o cumprimento das medidas sanitárias no transporte público. Desde o fim de abril, os ônibus de BH passaram a ser avaliados por um índice que mede critérios de qualidade – o IDO (Índice de Desempenho Operacional).

O IDO é constituído por um conjunto de índices operacionais que incluem pontualidade, conforto, confiabilidade, mecânica, segurança e infrações regulamentares. Cada um desses critérios recebe um peso específico e o desempenho do serviço é medido com base na análise conjunta de todos eles (veja detalhes aqui).

Com Agência Minas

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!