Adolescente de 16 anos, filho da cantora Walkyria Santos, tira a própria vida após ataques no TikTok

Walkyria Lucas Santos
Lucas era o filho do meio da cantora (Reprodução/@walkyriasantosoficial/Instagram)

O adolescente Lucas Santos, 16, filho da cantora de forró Walkyria Santos, 43, tirou a própria vida depois de receber uma série de ataques em um vídeo publicado no TikTok. A mãe se pronunciou no Instagram sobre a morte do filho e recebeu o apoio de vários famosos, como Gretchen, Juliette, e as cantoras Luísa Sonza e Pocah. Segundo a artista, a rede social “nojenta” e os comentários maldosos na internet acabaram tirando a vida de seu filho.

O jovem foi encontrado morto na residência da família, nessa terça-feira (3), em Natal, no Rio Grande do Norte. “Eu perdi meu filho. Uma dor que só quem sente vai entender”, começa. “Ele postou um vídeo no TikTok, uma brincadeira de adolescente com os amigos, achando que as pessoas iriam achar engraçado, mas as pessoas não acharam engraçado. Como sempre, as pessoas destilando ódio na internet”, disse, muito emocionada.

Walkyria abraça, durante todo o vídeo, um moletom, na qual ela afirmou ainda sentir o cheiro do filho, por ter sido o último casaco que ele usou. “Como sempre, as pessoas deixando comentários maldosos. Meu filho acabou tirando a vida. Eu estou desolada. Eu estou acabada. Eu estou sem chão. Mas eu tô aqui como uma mãe para pedir que vocês vigiem, para que vocês fiquem alertas. Eu fiquei no que eu pude”, continua.

A cantora conta que o filho já tinha apresentado pequenos sinais e se consultado com um psicólogo. “Ele já tinha mostrado sinais, já tinha levado ele a psicólogo, já tinha conversado várias vezes com ele, mas foi só isso, foi só uns comentários na internet nesse TikTok nojento que fez com ele chegasse a esse ponto”, afirma.

“Que Deus conforte o coração da minha família. E que vocês vigiem, porque essa internet tá doente. Quando as pessoas estão um pouco fracas, que não se aguentam, que vocês vigiem”, finaliza a mãe.

Vídeo no TikTok

Walkyria se refere a um vídeo postado pelo filho no TikTok. Lucas aparece ao lado de um amigo e os dois simulam que vão se beijar, como forma de brincadeira, já que um deles está usando máscara de proteção contra o novo coronavírus. O vídeo dura apenas alguns segundos.

Após a repercussão negativa, o adolescente chegou a a gravar um novo vídeo no TikTok explicando a brincadeira. “Eu só vim aqui para explicar direito o que aconteceu naquele vídeo. Explicar também que nós somos apenas amigos e que nós somos héteros. Isso foi no final de semana, eu estava gravando uns vídeos no Instagram porque eu estava com vontade e do nada ele apareceu, aí a gente começou a gravar uns vídeos juntos e tirando onda”, começa.

“Quando eu cheguei em casa eu falei ‘meu Deus do céu, o que aconteceu’, aí eu fui e fiz esse vídeo, tirando onda, eu mandei para ele, tirando onda, aí pensei: ‘pô, por que eu não posto no TikTok, ganho umas 500 visualizações e a gente tira onda um do outro?’. E acabou que 500 visualizações foram pra 1 mil, que foram para 10 mil… O que veio na minha cabeça foi: isso é muito bom. Mas eu vou morrer, eu vou levar uma chinelada… que eu vou desmaiar”, disse o jovem, que já tinha dito anteriormente que o vídeo provavelmente chegaria na tia, que lhe daria um “bofete” grande.

Nos comentários, vários internautas deixaram comentários maldosos, preconceituosos e homofóbicos.

Apoio

Famosos se pronunciaram na rede social e lamentarem a morte do adolescente. “Hoje o filho da Walkyria Santos suicidou-se por não suportar comentários maldosos na Internet. Vocês imaginam a dor de perder um filho pela irresponsabilidade/maldade de alguém?? Isso é desumano!”, disse a campeã do BBB21 Juliette Freire.

No publicação da cantora, a paraibana deixou uma mensagem de força para a mãe. “Que o amor de Deus seja derramado na sua vida. Só ele é capaz de amenizar essa dor e trazer paz ao seu coração. Fé, muita fé!”, escreveu.

“Força!”, disse a cantora Luísa Sonza, seguida de Simone e Simaria e Pocah, que também deixaram seu apoio nos comentários do vídeo. Já a funkeira MC Rebecca publicou uma mensagem no Twitter. “Até quando vamos ter que perder vidas por conta da parte tóxica da internet? Parem! Estamos perdendo vidas importantes. Força Walkyria Santos!”, disse.

Gretchen se pronuncia

Gretchen publicou um vídeo sobre a morte do filho da cantora, que é amiga da artista. “Tanto que eu falo para vocês sobre os ‘haters’, sobre essas pessoas que entram para falar das pessoas. Eu sou forte, vocês não vão conseguir fazer comigo, mas vocês conseguem fazer isso com crianças, porque esse menino tinha apenas 16 anos, é uma criança. E o que vocês ‘haters’ fizeram com ele chama-se crime”, disse, em pronunciamento forte.

“Vocês mataram essa criança. Vocês mataram o filho da minha amiga. Vocês não sabem até onde a maldade de vocês pode chegar. Vocês deveriam se colocar no lugar da mãe de vocês, nesse momento, e ver que o que vocês estão fazendo poderia estar acontecendo com a mãe de vocês, com qualquer um de vocês”, aponta Gretchen.

Peça ajuda!

Caso você esteja com problemas de depressão, procure ajuda no CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV (https://cvv.org.br) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188.

“A depressão não tem cara” é o que diz o psicólogo e psicanalista mineiro Eduardo Lucas Andrade, que faz um alerta: “A depressão não é do campo da lógica, então pode afetar qualquer pessoa. Pessoas consideradas belas, as ricas e com oportunidades também têm depressão. É preciso falar sobre e escutar pessoas nessas condições para que haja possibilidade de acolhimento”, explica, em matéria publicada pelo BHAZ (acesse aqui).

“Quem tem depressão sabe que o excesso também pode ser um motivador, já que é uma doença do campo do sentimento. É preciso empatia para entender que trata-se de uma condição visceral, sem lógica concreta, que leva a um sofrimento existencial”, diz.

A depressão é uma das doenças que pode levar alguém a cometer autoextermínio. No entanto, não é a única. A psicóloga especialista em saúde mental Thaís Alves explica que outros transtornos mentais e processos dolorosos, além da dependência química, também podem desencadear tendências suicidas. Ela explica que tirar a própria vida está entre as cinco causas de morte com maior ocorrência em todo o mundo. E crava: é preciso discutir o assunto, de forma responsável, cada vez mais. “Falar sobre morte é também falar sobre possibilidades de vida”, diz.

A especialista aponta o fato de o autoextermínio ser considerado um tabu, por diferentes motivos, como uma das dificuldades de se discuti-lo de forma mais abrangente. “Muitas pessoas não querem falar sobre, existe um estigma relacionado às pessoas que se matam e que têm tendências suicidas. Mas é urgente tratar desse assunto, os números nos alertam”, afirma.

Quem é Walkyria Santos?

Natural de Monteiro, na Paraíba, Walkyria ficou conhecida ao integrar a banda Magníficos, que deixou para seguir carreira solo. Entre os principais sucessos dela, se destacam hits como “Você Nunca me Amou” e “Me Usa”. Além de Lucas, a cantora tem mais dois filhos: Bruno, 20, e Maria Flor, 10.

Com Folhapress

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!