Alunos do Cefet-MG desenvolvem curso gratuito de física e astronomia

universo
Curso possui aulas sobre fenômenos da Física, da Astronomia, da Matemática e da Mecânica (Divulgação/NASA)

Os estudantes do Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) estão disponibilizando um curso gratuito de física e astronomia. As videoaulas ficam disponíveis no canal do YouTube do curso, possibilitando que qualquer pessoa possa acessar.

Além das aulas no YouTube, o curso utiliza a plataforma Algodoo para simular de forma simplificada exercícios práticos sobre temas mais complexos. A plataforma “Algodoo” é uma ferramenta digital para simulação de física em 2D. Quanto ao conteúdo, o estudante terá acesso às Leis de Newton, os espectros da luz, as densidades dos materiais, entre outros fenômenos da Física, da Astronomia, da Matemática e da Mecânica.

Interface da plataforma Algodoo (Divulgação/CEFET-MG)

Estudantes com deficiência auditiva

Para os estudantes que possuem deficiência auditiva, os alunos do Cefet-MG disponibilizaram apostilas próprias para que eles possam ter acesso aos conteúdos. O material fia na descrição de cada videoaula, também de forma gratuita. Confira a primeira aula, nomeada “Introdução à Plataforma Algodoo”.

“Criamos esse curso pois, ao analisarmos diversos estudos, ficou evidente que a plataforma colabora para o entendimento de matérias ditas como difíceis para grande parte dos alunos”, explicou Marcos Paulo, um dos alunos desenvolvedores.

A iniciativa partiu dos estudantes do Cefet-MG em Belo Horizonte e Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia Intercampi (Gedai) Marcos Paulo Silva (graduação em Engenharia Elétrica), Augusto Lima (técnico em Eletroeletrônica) e João Santos (técnico em Redes de Computadores). O projeto tem coordenação do professor Weber Hanry Morais e Feu.

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!