Alvo de ataques, inclusive do presidente, jornalista da CNN responde a bolsonaristas

daniela-lima-cnn
Daniela Lima recebeu ataques pelo Dia da Imprensa (Reprodução/@danielalimajornalista/Instagram)

A jornalista Daniela Lima respondeu a ataques em seu Twitter, na noite dessa terça-feira (1), após fazer uma publicação sobre o Dia da Imprensa, comemorado ontem. Ela foi insultada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que a chamou de “quadrúpede”. Daniela já havia sido criticada por internautas por conta de uma fala dela no jornal da CNN, que foi retirada de contexto.

Daniela Lima publicou uma mensagem comemorando o Dia da Imprensa. A jornalista escreveu: “Seguimos. Com os dois pés no chão, a coluna ereta e o dever de ofício. A busca pela verdade histórica é muito importante. Perdemos muitos dos nossos para a Covid. Hoje, um dos maiores. Mas seguimos. E os que vierem depois de nós seguirão”.

Com os diversos comentários em sua publicação, alguns ataques vieram junto, os quais a jornalista decidiu expor e respondê-los. Uma pessoa comentou: “Achei que dia de finados fosse 2 de novembro”. Em resposta, Daniela Lima disse não saber “se é ameaça de morte ou ditadura. De toda forma, não passará. E ambos são crimes, vale lembrar o cidadão”.

Daniela continua rebatendo

Uma outra pessoa respondeu ao tuíte de Daniela Lima sobre o Dia da Imprensa, relembrando a fala da jornalista que foi tirada de contexto. “Infelizmente temos que dar uma boa notícia”, disse o internauta. “Boa notícia é minha morte ou morte da imprensa? As pessoas perderam a noção…”, rebateu a apresentadora.

Um terceiro usuário comentou o questionamento de Daniela Lima, dizendo não ter visto ameaça na “piada do cidadão”. E acrescentou: “Ele quis dizer que o Dia da Imprensa deveria ser no Dia de Finados, pois a imprensa já morreu. Entendeu? Que paranoia é essa, mulher? Oxe”.

A apresentadora da CNN publicou em relação a esse comentário: “Respondam aí a pergunta da cidadã. Morreu a imprensa? Não. Morreu a democracia? Não. Morri? Não. Que paranoia é essa?”. Confira os tuítes completos:

Bolsonaro chama Daniela de ‘quadrúpede’

Também nessa terça-feira, Bolsonaro insultou Daniela Lima durante uma conversa com apoiadores. Eles questionaram o presidente a respeito da fala da jornalista que acabou sendo tirada de contexto e a tornou alvo de ataques dos bolsonaristas.

“É uma quadrúpede. Afinal de contas, acho que não preciso dizer de quem ela foi eleitora no passado, né? De outra do mesmo gênero”, declarou Jair Bolsonaro, rindo da jornalista. Veja o vídeo completo do momento, compartilhado por uma página sobre política:

Fala descontextualizada

A confusão envolvendo a fala de Daniela Lima em um jornal da CNN aconteceu na última quarta-feira (26). A jornalista apresentou dados sobre a geração de empregos no Brasil no programa CNN 360° que, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), 120.935 carteiras haviam sido assinadas em abril.

Embora o número esteja na casa dos cem mil, era o menor do ano até aquele momento. Então Daniela disse: “Não saia daí porque agora, infelizmente, a gente vai falar de notícia boa, mas com valores não tão expressivos”. Algumas pessoas tiraram a fala da jornalista de contexto e utilizaram para atacá-la nas redes sociais (relembre aqui).

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!