Picape Amarok Extreme com motor V6 3.0 tem performance de esportivo

São necessários apenas 7,4 segundos para chegar aos 100km/h e a velocidade máxima está limitada eletronicamente em 190km/h. Não, não estamos falando de nenhum esportivo, mas sim da versão Extreme equipada com motor V6 a diesel, de 258cv de potência (272cv com overboost) e 59,1 kgfmde torque, da picape Amarok. Além da boa performance, a picape também tem como atrativo uma recheada lista de itens de conforto e segurança, incluindo airbags laterais, sistema multimídia com navegação, indicador de pressão dos pneus e até o mimo de mostrar o nível do reservatório do limpador do para-brisa. Mas o preço, com todos os opcionais, passa de R$ 280 mil.

Foto: Eduardo Aquino

A versão com motor V6 de 258cv combina com o visual esportivo da Amarok. Na frente, além do “V6” estampado na grade, os faróis bixênon com luz de condução diurna em LED e a tomada de ar inferior em colmeia inspiram esportividade.

Perfil baixo

De perfil, destacam-se as rodas de liga de 20 polegadas calçadas com pneus de perfil baixo, os estribos laterais, a capa dos retrovisores e a coluna central na cor preta e o santantônio estilizado, que é exclusivo da versão Extreme.

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Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, o para-choque cromado dá um toque de elegância, contrastando com a esportividade das lanternas escurecidas. Também merece destaque o engate removível para reboque.

Elegante e esportivo

Por dentro, o acabamento é de boa qualidade, combinando esportividade e elegância com bancos revestidos em couro, teto e colunas escurecidas, detalhes em preto brilhante, pedaleira esportiva e molduras cromadas nas saídas de ar.

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Foto: Eduardo Aquino

A central multimídia é completa, com sistema de navegação e tudo, mas a visualização é prejudicada pela pequena tela de 6,3 polegadas. Já o visor colorido do computador de bordo, no quadro de instrumentos, torna as informações mais visíveis.

Quatro tomadas

Destaques na lista dos itens de conforto são o ar-condicionado de duas zonas, o controle automático de velocidade, as regulagens elétricas dos bancos dianteiros e as quatro tomadas de 12V.

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Foto: Eduardo Aquino

Em função das regulagens elétricas e do ajuste de altura e distância da coluna de direção, é fácil encontrar uma boa posição de dirigir. O tamanho dos retrovisores, a câmera de ré e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro trazem segurança nas manobras.

Foto: Eduardo Aquino

Por falar em segurança, entre os itens de série, destaque para os airbags laterais, os controles de tração e estabilidade, o sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, indicador de pressão dos pneus e o sistema de frenagem automática pós- colisão.  

Trabalho

Se o assunto é trabalho, a Amarok V6 Extreme tem caçamba com volume de 1.280 litros, capacidade de carga de 1.156 quilos, protetor de caçamba de série (a capota marítima é opcional), seis ganchos para amarração de carga e tampa traseira com sistema de alívio e chave. Por outro lado, falta protetor do vidro traseiro.

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Foto: Eduardo Aquino

O maior apelo da versão Extreme é mesmo o motor V6, que mostra um vigor incrível nas acelerações e retomadas. A abundância da força (leia-se torque) já em baixas rotações possibilitam ultrapassagens seguras e agilidade no trânsito pesado.

Pegada esportiva

O consumo, é claro, varia muito em função do pé do motorista. Se for com muita vontade e constância no pedal da direita, as médias (registradas no computador de bordo) não ultrapassam 8,5km/l na estrada. Mas, para quem curte uma pegada mais esportiva e não se importa com consumo, a Extreme agrada em cheio.

Destaque também para o funcionamento suave, rápido e preciso do câmbio automático de oito marchas, que tem a opção de trocas manuais por meio da alavanca ou das “borboletas” junto ao volante. Na função “S”, a tocada fica ainda mais prazerosa.

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Foto: Eduardo Aquino

Também merece elogios o sistema inteligente de tração integral, que trabalha o tempo todo para otimizar a força nas quatro rodas; e o controle eletrônico de estabilidade, que atua de forma muito eficiente quando você erra a mão na curva.

Assistência

A direção tem bom peso em velocidades mais elevadas, mas uma picape do nível (e preço) da Extreme merecia uma assistência elétrica (em vez de hidráulica) da direção, que ajudaria mais para sair daquelas vagas mais apertadas.

Como a maioria das picapes, que são voltadas para o transporte de carga, a suspensão provoca um pouco de desconforto quando está vazia e passa por pisos irregulares. Talvez um pouco mais na Amarok V6 Extreme, que adotou pneus de perfil mais baixo para melhorar a estabilidade.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em V, 2.967cm³ de cilindrada, turbodiesel, que gera 258cv de potência (de 3.250rpm a 4.000rpm) e 59,1kgfm de torque (de 1.400rpm a 3.000rpm)

Transmissão – Tração 4×4 integral e câmbio automático de oito marchas

Direção – Assistência hidráulica

Suspensão – Dianteira, independente, tipo duplo A; e traseiro, eixo rígido, com feixe de mola longitudinal

Dimensões – Comprimento, 5,25m; largura, 1,94m; altura, 1,83m; e distância entre-eixos, 3,09m

Freios – Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira

Pneus e rodas – Rodas de liga leve de 20 polegadas, calçadas com pneus 255/50 R200

Carga útil (passageiros mais bagagem) – 1.156 quilos

Tanque – 80 litros

Voluma da caçamba – 1.280 litros

Capacidade de carga – 1.156 quilos

Peso – 2.134 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos de série – Para-choque traseiro com estribo integrado, protetor de caçamba, retrovisores externos com acionamento elétrico, aquecimento e rebatimento elétrico, tampa traseira com sistema de alívio de peso e chave, engate removível para reboque, rodas de liga de 20 polegadas, travamento mecânico do diferencial traseiro, ABS off-road com ASR, EDS, EBD, BAS e RBS; airbags laterais nos bancos dianteiros (cabeça e tórax), controle eletrônico de estabilidade, controle automático de descida, assistente para partida em subida, desembaçador do vidro traseiro, brake-light com iluminação da caçamba, faróis bixênon com luz de condução diurna em LED, faróis de neblina com luz estática de conversão, seis ganchos para amarração de carga na caçamba, indicador de perda de pressão dos pneus, lanterna de neblina traseira, sensor crepuscular, sistema de frenagem automática pós- colisão, sistema ISOFIX para fixar cadeiras infantis, bancos dianteiros com ajustes elétricos (motorista e passageiro), revestimento do assoalho da cabine em carpete, revestimento dos bancos parcialmente em couro “Nappa”, quatro tomadas de 12V, ar-condicionado digital de duas zonas, computador de bordo com display “Premium Color”, conexões USB e auxiliar, controle automático de velocidade, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, indicador do nível de água do lavador do para-brisa, regulagem elétrica da altura dos faróis, sensor de chuva, sistema infotainment “Discover Media” com “App-Connect”, CD-player/MP3, Bluetooth, SD-card e navegação e volante multifuncional em couro.

Opcionais – Pacote Black Style (capas dos retrovisores externos na cor preto Ninja, grade dianteira em preto brilhante com frisos horizontais inferiores e verticais cromados, moldura do painel de instrumentos em preto brilhante, para-choque traseiro com estribo integrado e rodas de liga de 20 polegadas na cor preto brilhante), R$ 2.050,00; e capota marítima, R$ 1.280,00.

Preços – R$ 279.580,00. Com todos os opcionais, R$ 282.910,00.

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Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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