Ana Maria rebate discurso contra vacinas: ‘Tem que discutir porque ela não chegou antes’

ana-maria-braga-mais-você
Ana Maria Braga rebateu discursos contrários à vacinação no Mais Você (Reprodução/@tvglobo/Twitter)

A apresentadora Ana Maria Braga iniciou o programa Mais Você desta sexta-feira (13) destacando a importância da vacinação contra a Coivd-19. Isso porque começaram a surgir muitas discussões acerca da eficácia da imunização da doença, após a morte de Tarcísio Meira, que estava vacinado com as duas doses. Ana Maria ressaltou que a discussão deveria ser sobre os motivos pelos quais os brasileiros não tiveram acesso às vacinas há mais tempo.

A comandante do Mais Você deu um depoimento de sua experiência, destacando que se não tivesse tomado a vacina contra, poderia não ter resistido à Covid-19 quando se infectou. “Se eu não tivesse tomado [a vacina] e não estivesse protegida, devido à minha idade e devido às minhas comorbidades, provavelmente eu não estaria conversando com vocês aqui agora”.

“Eu acho que o que tem que se discutir é porque que essa vacina não chegou antes no Brasil, né. Porque é que mais gente não está imunizada há mais tempo para que possa ter menos possibilidade de infecção de outras pessoas. Então a discussão é para outro lado”, apontou Ana Maria, em relação às discussões sobre a eficácia da imunização.

‘É claro que tem que tomar a vacina’

Ela ainda disse que “é claro que tem que tomar a vacina”, e revelou ter tomado os imunizantes da CoronaVac. “Eu tenho certeza que se eu não tivesse tomado as doses de vacina que eu tomei, e tomei a CoronaVac, posso falar isso com tranquilidade, eu provavelmente não teria [resistido à doença], como não deu tempo de tomar a vacina para muitos, e foram tantos”.

Por que pessoas morrem mesmo vacinadas?

As vacinas contra Covid-19 aprovadas para aplicação na população são seguras e eficazes, como foi demonstrado nos estudos clínicos realizados com milhares de pessoas, usando públicos diferentes. Mas por que, então, algumas pessoas morrem com a doença mesmo após as injeções?

Em primeiro lugar, as vacinas não têm 100% de eficácia contra a Covid-19, assim como qualquer outra vacina ou tratamento de saúde. Em geral, sua proteção é maior para impedir quadros graves, hospitalizações e mortes, mas a proteção pode ser consideravelmente menor para a transmissão ou infecção assintomática. Por essa razão, mesmo indivíduos vacinados podem contrair o vírus, adoecer e morrer, embora em frequência muito menor do que os não vacinados.

Indivíduos mais velhos correm risco maior, que já possuem um sistema imune naturalmente enfraquecido, devido à chamada imunossenescência. Isso pode acontecer com as vacinas de todos os fabricantes: um estudo conduzido na Alemanha apontou uma quantidade menor de anticorpos neutralizantes com a vacina da Pfizer em pessoas com mais de 80 anos em comparação àquelas com idade igual a 60 anos ou menos (leia mais aqui sobre o assunto).

Morte de Tarcísio Meira

O Ator Tarcísio Meira morreu nessa quinta-feira (12), aos 85 anos, devido à complicações da Covid-19. Ele estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 6 deste mês. O assistente pessoal dele e de Glória Menezes confirmou o falecimento.

A atriz também está internada no mesmo hospital para tratar a doença, pois acabou se infectando junto com o marido. “Ela recebeu a informação [da morte do marido] com muita, muita, muita, muita tristeza”, disse o assistente pessoal da artista ao jornal Extra. Segundo ele, Glória Menezes está respondendo bem aos cuidados médicos e deve receber alta em breve.

Com Folhapress

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!