França passará a distribuir anticoncepcionais gratuitamente para mulheres de até 25 anos

pílulas anticoncepcionais
A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022 (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Pixabay)

O ministro da saúde da França, Olivier Véran, comunicou nessa quarta-feira (9) que o acesso a medicamentos contraceptivos será gratuito para mulheres de até 25 anos. A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022.

“Haverá apoio para a contracepção hormonal, a avaliação biológica que pode vir com ela, a consulta de prescrição e todos os cuidados que tenham relação com essa contracepção até os 25 anos”, afirmou o ministro em entrevista ao canal Info France 2.

Segundo ele, a decisão foi tomada em função da diminuição nos índices de contracepção entre jovens que, muitas vezes, não têm dinheiro para comprar os medicamentos. “É insuportável que as mulheres não possam se proteger, não possam ter contracepção – se assim o escolherem, obviamente – porque lhes custa muito no seu orçamento, disse.

Medida pode reduzir número de abortos

Segundo Véran, essa medida deve custar ao governo francês aproximadamente 21 milhões de euros. Ele explica que a faixa etária a ser inclusa na iniciativa foi escolhida porque “é uma idade que corresponde, em termos econômicos, sociais e de rendimento, a mais autonomia”. 

Os custos relacionados ao uso de pílulas anticoncepcionais já eram 100% assegurados a jovens de 15 a 18 anos de idade. Em 2019, a medida também passou a valer para menores de 15 anos. 

Segundo o governo francês, esse serviço gratuito permitiu reduzir significativamente a taxa de abortos no país entre 2012 e 2018. Para justificar a extensão para menores de 15 anos, o governo afirmou na época que “a cada ano, quase mil meninas de 12 a 14 anos estão grávidas na França” e que “dentre essas gestações, 770 terminam em aborto”.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!