Apesar de queda no país, mortes por Covid-19 disparam em 4 estados

vacina dose imuniza profissional de saúde Pedro_Gontijo MG
Brasil segue avançando na aplicação de doses contra a Covid-19 (Pedro Gontijo/Imprensa MG)

A média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil está no menor nível desde 30 de dezembro do ano passado, com queda de quase 20% em duas semanas, mas a situação é ruim em quatro estados brasileiros. Apesar de a maioria estar com quedas semelhantes ou até maiores do que a nacional, os indicadores de Acre, Paraíba, Rio de Janeiro e Sergipe registram alta expressiva.

Em todos eles, a média móvel de óbitos causados pela doença na última semana está em crescimento, com altas superiores a 15% em relação ao verificado há 14 dias para cada local. Os cálculos são do (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles, com base em informações do Ministério da Saúde.

Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás. Variações positivas ou negativas de até 15% na quantidade de mortes ou de casos não são significativas em relação à evolução da pandemia. Percentuais acima ou abaixo devem ser encarados como tendência de crescimento ou de queda.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!