A segunda-feira (4) não está sendo fácil para aqueles que dependem de serviços online. Além do WhatsApp, Instagram e Facebook terem saído do ar no começo da tarde, clientes do banco digital Nubank também reclamaram que não estão conseguindo acessar alguns serviços oferecidos pelo aplicativo.
Segundo o site DownDetector, plataforma que registra falhas em serviços digitais, as reclamações sobre a instabilidade do Nubank começaram a acontecer por volta das 10h de hoje e atingiram um pico às 13h15.
E agora?
Apesar da dor de cabeça, a plataforma adianta que não há motivo para alarme. Em resposta a alguns clientes no Twitter – que disseram não ter conseguido efetuar pagamentos pelo aplicativo – o Nubank confirmou ter identificado uma oscilação do serviço de pagamento, mas adiantou que a equipe estava “trabalhando para que isso seja resolvido”.
“Se o pagamento constar como ‘Pendente’ no histórico da conta, é só aguardar. Caso não consiga concluir o pagamento, aguarde e tente novamente mais tarde”, orienta o banco.
Identificamos uma oscilação nos pagamentos de boletos, mas estamos trabalhando para que isso seja resolvido. Se o pagamento constar como “Pendente” no histórico da conta, é só aguardar. Caso não consiga concluir o pagamento, aguarde e tente novamente mais tarde, tudo bem?
— Nubank (@nubank) October 4, 2021
Clientes fazem piada
Não demorou muito para o nome do banco ir parar nos assuntos mais comentados do Twitter – refúgio para os “reclamões” e uma das únicas redes sociais que se manteve estável nesta segunda. E como os brasileiros não perdem a piada, muitos usuários aproveitaram o momento pra fazer dezenas de memes sobre a “queda” do Nubank.
“Nubank também caiu, tomara que a fatura do cartão tenha caído junto sabe”, brincou uma pessoa. “Oi, Nubank, vi que você caiu e se não tem como eu entrar no aplicativo significa que eu não tenho faturas pra pagar espero que você entenda”, ironiza outro cliente do banco.
O próprio banco entrou na brincadeira e respondeu aos usuários “engraçadinhos” com muito bom-humor. Veja a repercussão:
nubank também caiu, tomara que a fatura do cartão tenha caído junto sabe 🥰🥰🥰🥰🥰
— Nazaré Amarga (@NazareAmarga) October 4, 2021
oi nubank vi que vc caiu e se não tem como eu entrar no aplicativo significa que eu não tenho faturas pra pagar espero que vc entenda
— lonardo🌹 (@leonardokkkj) October 4, 2021
Lari, isso não vai rolar, viu? 💜☺ pic.twitter.com/nLTiaRvytX
— Nubank (@nubank) October 4, 2021
Já pensou que louco seria? 🤔 pic.twitter.com/nsnvzTrFwY
— Nubank (@nubank) October 4, 2021
Instabilidade ‘geral’
Pouco antes dos problemas com o banco digital, uma instabilidade global atingiu os aplicativos WhatsApp, Facebook e Instagram na tarde desta segunda-feira (4). Segundo o DownDetector, as reclamações cresceram a partir das 12h e atingiram um pico às 12h45 (veja aqui).
Pelo Twitter, o Instagram escreveu: “O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso”.
Pela mesma plataforma, o Facebook e WhatsApp postaram: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com nosso apps e produtos neste momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”.