Após dois jogos e cenas de aglomerações, PBH volta a proibir público nos estádios de futebol

Estádio sem público
Decisão foi tomada após descumprimento das regras nas últimas partidas (Amanda Dias/BHAZ)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) proibiu, novamente, a presença de público nos estádios de futebol da cidade e cancelou a reunião com representantes do Mineirão e dos clubes prevista para esta segunda-feira (23). De acordo com a administração municipal, a determinação será publicada amanhã no DOM (Diário Oficial do Município).

“Após análise dos dois eventos teste realizados na última semana, a decisão foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 diante do descumprimento das regras e dos protocolos estabelecidos para a realização das partidas.”, informou a PBH neste domingo (22).

Membros da prefeitura já haviam se reunido com representantes dos clubes e do estádio na sexta-feira (20), antes do jogo do Cruzeiro. O plano era realizar uma nova reunião para avaliar os dois jogos com público no Mineirão, e, na quarta-feira (25), apresentar a avaliação ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para definir se haveria alguma alteração na liberação de públicos nos estádios.

Aglomeração

A nova proibiçaõ veio depois de cenas de aglomeração flagradas nos dois jogos com público na última semana. Na quinta-feira (19), em entrevista à TV Globo, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) criticou a aglomeração promovida pelos torcedores do Atlético e disse que pode suspender o público novamente.

“Do jeito que está não vai ter, não. Quando eu vi aquela cena no Mineirão eu desesperei, ontem mesmo entrei em contato com o secretário de Saúde [Jackson Machado]”, disse. No jogo do Cruzeiro, os registros de aglomeração foram menores, mas ainda assim houve desrespeito aos protocolos determinados.

Nas principais entradas que dão acesso ao estádio foram colocadas grades, e a Guarda Municipal e Polícia Militar se mantiveram no local para evitar possíveis aglomerações. Nos bares e restaurantes que ficam nas principais avenidas que cercam a Lagoa da Pampulha, também não houve registro de superlotações, apesar de a maior parte dos torcedores não fazer o uso de máscara.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!