Após um dia no amarelo, ocupação de UTIs em BH volta ao nível vermelho

Mulheres em ponto de ônibus
Apesar do aumento na ocupação, taxa de transmissão da doença se manteve estável (Amanda Dias/BHAZ)

A taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) voltou a subir na capital mineira, o que fez com que o indicador retornasse ao nível mais crítico do monitoramento. O Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (22) pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) revela que 70,1% das UTIs destinadas a pacientes de Covid-19 estão ocupadas na capital.

Na terça-feira (22), o número estava em 69,1%, o que fez o indicador cair para o nível de risco moderado pela primeira vez desde fevereiro. A ocupação de leitos de enfermaria, por sua vez, teve uma pequena queda de ontem para hoje.

O boletim aponta para uma ocupação de 54,1%, enquanto, na terça, o número estava em 55,4%. Já o fator Rt, número médio de transmissão por infectado, se manteve estável, em 0,94.

Boletim Epidemiológico da PBH divulgado nesta quarta-feira (23) (Reprodução/PBH)

Ainda de acordo com a divulgação, Belo Horizonte soma 232.048 casos confirmados do novo coronavírus. Desses, 5.647 evoluíram a óbito e outros 219.545 se recuperaram. 6.856 casos ainda estão sendo acompanhados na capital.

Vacinados em BH

Dos 2.037.913 moradores de Belo Horizonte que fazem parte do público alvo da vacinação contra a Covid-19, 1.026.140 já receberam ao menos a primeira dose. Isso representa 50,4% em relação ao público alvo. Com a segunda dose, já se imunizaram 417.177 pessoas, 20,5% do público total.

Esse número deve aumentar nos próximos dias com a ampliação da faixa etária a ser vacinada na capital a partir desta quinta-feira (24). A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) informou nesta quarta-feira (23) que vai vacinar pessoas de 55, 54 e 53 anos contra a Covid-19. O município tem a expectativa de imunizar cerca de 63 mil pessoas desse novo grupo ao menos com a primeira dose (veja aqui).

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!