Ar-condicionado split, portátil ou de janela? Qual escolher?

ar condicionado split portatil janela
Descubra qual modelo atende melhor suas necessidades nesse calorão (FOTO ILUSTRATIVA – Pixabay + Divulgação/Elgin + Divulgação/Consul)

Todo dia um novo recorde de calor e para aliviar, muitas pessoas estão em busca de aparelhos de ar-condicionado. Mas antes de comprar é bom pensar qual modelo irá atender as necessidades: split, portátil ou de janela? Qual escolher?

No momento da compra é preciso levar em consideração alguns fatores como a capacidade de acordo com o ambiente, onde será instalado e qual modelo oferece os melhores recursos. Para você fazer a escolha certa, a equipe do BHAZ conversou com um especialista que fala sobre cada tipo de aparelho.

Para Lúcio Oliveira, técnico em manutenção e instalação de ar-condicionado, o modelo split é mais econômico no consumo de energia e a instalação é simples. “É feito apenas um furo para passar a tubulação. Mas os imóveis precisam permitir mudanças na fachada”, explica.

O portátil tem a vantagem de ser levado para qualquer cômodo da casa, mas é preciso uma janela para conectar o tubo extensor. Segundo o especialista, é um modelo que faz mais barulho. “Muitos clientes reclamam dos ruídos dos portáteis. Vale pensar se esse barulho vai incomodar ou não”, pondera.

Já o ar-condicionado de janela, “A instalação é mais simples, principalmente, em prédios já preparados para receber esse tipo de aparelho”, exemplifica o técnico. É o tipo ideal para ambientes menores.

Ar-condicionado split

Ar-condicionado Split Hi Wall Comfee 12.000 Btus Frio 220v


O ar condicionado Split Comfee traz funções, que facilitam sua operação, e elegância para seu espaço. Perfeito para quem deseja economia, pois trás selo Procel “A”. O sistema de tripla filtragem ajuda a prevenir a proliferação de bactérias, fungos e outros micro-organismos.

Ar-condicionado Split HW LG Dual Inverter 9000 Btus Frio 220V

A nova linha LG com compressor dual inverter tem uma frequência de rotação mais ampla que economiza mais energia. Desta forma, o ar condicionado resfria mais rápido e funciona silenciosamente.

Ar-condicionado Split Electrolux Ecoturbo 9000 BTUs Quente/Frio 220V

O ar-condicionado Electrolux garante um clima agradável em qualquer lugar, até mesmo naquela parte mais quente do escritório.

Ar-condicionado portátil

Ar-condicionado Elgin Portátil 9000 Btus Quente E Frio

O ar condicionado Elgin é leve e compacto. Por isso, ele é facilmente transportável para qualquer ambiente e seu compressor rotativo proporciona baixos níveis de ruído e consumo de energia elétrica.

Ar Condicionado Portátil Gree 12.000 BTU/h Frio R-410A

 O ar-condicionado Gree Portátil possui perfeita combinação de design e conforto para o seu ambiente. Além disso, o aparelho conta com maior flexibilidade e economia de espaço. No entanto, como outros aparelhos portáteis, gasta mais energia do que os outros modelos.

Ar-condicionado Portátil Britânia 11000btus Quente Frio 127v

Ar-condicionado Portátil Britânia é sinônimo de praticidade. A instalação é fácil e você o leva para qualquer ambiente. Ele possui pegador e rodinhas para facilitar ainda mais. No entanto, é um aparelho que gasta um pouco mais de energia.

Ar-condicionado de janela

Ar-condicionado de Janela Springer Midea Mecânico 7.500 BTH/H Frio – 110V

O ar-condicionado de janela Springer Midea Mecânico possui sistema de renovação de ar. Além disso, emite um baixo nível de ruído e é econômico. Dessa maneira, esse aparelho pode ser uma ótima opção para quem mora em um apartamento que prevê esse tipo de ar condicionado.

Ar-condicionado Janela 7500 Frio Consul CCB07EB

O Ar-condicionado Janela 7500 Frio da Consul é um ótimo ar-condicionado. Com boa funcionalidade e economia. Além disso, esse aparelho permite remover o painel frontal, facilitando a limpeza.

Ar Cond. Janela Eletrônico Gree Controle 10500 BTU Frio 127V

Esse ar-condicionado conta com Classificação Energética nota \”A\”. Para deixar tudo ainda mais simples, o ar-condicionado acompanha controle remoto, escolha a melhor temperatura no apertar de um botão.

Ar-condicionado e coronavírus

A médica infectologista Joana Darc Silva, professora no curso de medicina do UniCeub (Centro Universitário de Brasília), lembra que nem sempre os sistemas de ar-condicionado fazem trocas do ar com o ambiente externo. Dessa maneira, as partículas depositadas em superfícies se elevem, aumentando o risco de infecções.

O ideal é manter o ambiente ventilado naturalmente com as janelas abertas. Mas, quando isso não for possível, o aparelho deve ser higienizado adequadamente e os filtros precisam ser trocados com frequência. “Revise com sua empresa se o cronograma de limpeza está sendo cumprido e se os filtros estão sendo trocados segundo a recomendação do fabricante”, sugere a infectologista.

Marcela Gonzaga
Marcela Gonzagamarcela.gonzaga@bhaz.com.br

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

Comentários