TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

40 anos do Zé Gotinha: podcast aborda do nascimento à luta contra a desinformação

27/07/2026 às 12h02
Zé Gotinha 40 anos

Um boneco branco, transparente, sem boca, mãos ou pés. Criado para convencer crianças a tomar duas gotinhas contra a poliomielite, o Zé Gotinha atravessou gerações, sobreviveu a diferentes governos e se transformou em um dos maiores símbolos da saúde pública brasileira.

Quarenta anos depois de sua criação, essa história ganha uma série especial em áudio. O Ariza Podcast, produzido e apresentado pelas jornalistas Nalu Saad e Ana Paula Pedrosa, em parceria com o portal BHAZ, coloca no ar “Zé Gotinha Quarentou: a luta contra a desinformação e a volta das doenças”. O primeiro episódio já está disponível no Spotify e o segundo será publicado nesta terça-feira (28).

Ao longo de dois episódios, a série reúne entrevistas inéditas, documentos históricos, campanhas publicitárias que marcaram gerações e relatos de personagens que viveram de perto as consequências da poliomielite e da queda da cobertura vacinal no Brasil. Entre os entrevistados estão o criador do Zé Gotinha, Darlan Rosa, representantes da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), profissionais de saúde, gestores públicos, gestantes e pessoas que tiveram suas vidas marcadas pela vacinação — ou pela falta dela.

O primeiro episódio conta como nasceu um dos personagens mais conhecidos do país. A narrativa parte da história de José Roberto Gomes, que teve poliomielite na infância, volta à Revolta da Vacina, em 1904, e chega à criação do Zé Gotinha em 1986. O podcast mostra como o personagem mudou a comunicação em saúde no Brasil, substituindo campanhas baseadas no medo por uma linguagem lúdica que ajudou o país a alcançar coberturas vacinais superiores a 95% durante mais de uma década. Também revela como essa estratégia chamou a atenção da Organização Mundial da Saúde e foi adaptada para campanhas em outros países.

No segundo episódio, a série mostra que, mesmo após a eliminação da poliomielite nas Américas, o desafio da vacinação continuou. Especialistas explicam por que a cobertura vacinal começou a cair a partir de 2015, analisam o impacto da desinformação e das fake news e discutem como a pandemia de Covid-19 aprofundou uma crise que já estava em curso. Dados do Anuário VacinaBR 2025 ajudam a dimensionar esse cenário, enquanto histórias de gestantes e iniciativas desenvolvidas em Minas Gerais mostram que recuperar a confiança nas vacinas passa, sobretudo, pela informação e pela aproximação com a população.

A série termina com um depoimento emocionado de Darlan Rosa, que afirma nunca ter imaginado que o personagem criado para uma campanha contra a poliomielite se transformaria em um patrimônio afetivo dos brasileiros. Quatro décadas depois, o Zé Gotinha continua com a mesma missão: aproximar pessoas da vacinação e lembrar que prevenir doenças ainda é uma das maiores conquistas da saúde pública.

Redação BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ