A arte nos prédios de BH: Idealizadora do Cura é a convidada desta semana do Arreda pra Cá

Em meio aos passos apressados, estresse e correria de um dia comum no Centro de BH, é cada vez mais comum ver pessoas parando rapidamente e olhando para o alto. Não por causa do céu, mas sim para observar as obras gigantes pintadas nas laterais de diversos prédios da região. As famosas empenas, como são chamadas as laterais sem janela dos prédios, são parte do Cura (Circuito Urbano de Arte), festival de arte urbana que enriquece as ruas de Belo Horizonte e leva arte para todos.

E uma das idealizadoras do projeto está no Arreda pra Cá, o podcast do BHAZ. No podcast, Giovanna Fávero e Asafe Alcântara vão receber dez convidados de diversas áreas que impactam e transformam Belo Horizonte para um papo sobre vida e carreira. Desta vez, quem passa pelo nosso sofá é Janaína Macruz, que se uniu às artistas Priscila Amoni e Juliana Flores para criar o Cura, em 2017.

Nas primeiras edições, o festival de arte urbana aconteceu no mirante da Rua Sapucaí. De lá, o público podia, ao longo de 11 dias todos os anos, assistir o processo de pintura das empenas no Centro como se fosse um espetáculo.

Depois de algumas edições, o Cura se mudou para a Praça Raul Soares, onde, ao longo das duas últimas edições, convidou artistas indígenas para falar sobre cultura e ancestralidade em um circuito imersivo, inspirado pela avenida Amazonas. Tudo isso mais diversas instalações e a primeira excursão para outro estado Janaína conta em detalhes no Arreda pra Cá.

Pra não perder nenhuma…

Neste episódio do Arreda pra Cá, você vai conferir:

Como pintar uma empena?

Janaína contou tudo sobre o processo de produção de uma pintura em empena: como é ficar pendurado a metros de altura, quantas pessoas estão envolvidas, quanto tempo dura…

Como são escolhidos os prédios?

Será que tem como se candidatar ao festival? E se alguém quiser convidar o Cura para pintar o prédio onde vive? Como funciona? Todos os detalhes no Arreda pra Cá.

Uma empena incomoda muita gente

Janaína contou ainda sobre as tretas e “picuinhas” com vizinhos e síndicos dos prédios ocupados pelo Cura, que vão desde um simples “não gostei da obra” até questões bem mais sérias.

Arte na rua

A idealizadora do Cura falou sobre o propósito de levar arte para todos, ultrapassando muros (visíveis e invisíveis) de museus e galerias e o trabalho para transformar BH em uma “cidade-arte”.

Quer saber mais? É só conferir o episódio na íntegra:

Arreda pra Cá

Se tem duas coisas que o mineiro gosta de verdade, elas são: Minas Gerais e uma boa conversa. Se juntar os dois então, já viu… E foi exatamente isso que o BHAZ fez: o Arreda pra Cá, nosso podcast, recebe personalidades mineiras e figuras importantes que têm tudo a ver com a história do nosso estado. Tem esporte, internet, arte e uma bebidinha que não pode faltar, né!?

Pra conferir tudo sobre o podcast e assistir os papos com os demais convidados, acompanhe aqui.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!