Pesquisar
Close this search box.

Bang Bang Burger: A história da maior rede de fast food de Minas Gerais, do sucesso ao fracasso

18/10/2023 às 11h00 - Atualizado em 18/10/2023 às 11h03
Arreda Pra Cá
Arreda Pra Cá foto: BHAZ

Muito antes de Mcdonald’s e Burger King! Sabia que Minas Gerais foi a casa de uma das maiores redes de fast food brasileiras? Sucesso nos anos 1990, o Bang Bang Burger chegou a abrir 22 lojas no estado. O Arreda pra Cá, podcast do BHAZ, conversou com José Felipe Carneiro, filho dos fundadores da rede, sobre o sucesso da marca de fast food e também sobre o que os levou à falência.

José conta que o avô por parte de pai trabalhava com padeiro no interior de Minas, enquanto a avó materna foi criada ajudando no açougue da família. “Aí é que tá a história. Os dois ali uniram pão e carne. Pão e carne dá o que? Hambúrguer. Nascia, nos anos 80, o Bang Bang Burger, a maior rede de fast food de Minas Gerais”, detalha.

O herdeiro da família, que cresceu trabalhando no balcão, lembra que, à medida em que foi crescendo, a rede conseguiu abrir mais de 20 lojas, empregando cerca de mil pessoas. O Bang Bang Burger também chegou a ser o maior vendedor de chope Kaiser do Brasil.

Ainda segundo José, isso não significa que a família vivia folgada financeiramente. É que ele conta que todo o dinheiro que entrava era destinado a crescer o negócio, abrir novas lojas e investir na rede. Mesmo assim, no início dos anos 2000, o Bang Bang Burger quebrou.

O que leva à falência?

“São muitos fatores pra você quebrar uma empresa”, opina Zé Felipe. “O primeiro de todos é negligenciar o desenvolvimento. Então, a gente negligenciou o desenvolvimento daquela época. O Bang Bang Burger era o líder e ficou acomodado. O McDonald’s veio, começou a investir, abriu loja. Depois veio o Bob’s, veio o Burger King, veio o Giraffa’s, muitas coisas aconteceram no meio do caminho”, lembra.

Com a experiência, José Felipe aponta um motivo principal para a falência de um negócio: “Quebra porque o empresário se apaixonou demais, normalmente, com a ideia e não focou na matemática. Então, todas as dicas do negócio se baseiam por um princípio muito simples: você pode se apaixonar o tanto que for pela sua ideia, mas saiba a matemática por trás do negócio”.

Mesmo assim, ele não avalia a experiência como algo negativo: do Bang Bang Burger, a família tirou experiências valiosas para outros negócios que existem hoje. Entre eles, o sucesso da cervejaria Wäls, que foi fundada por ele, junto com os pais e o irmão.

“Eu não acho que não teria quebrado. Eu acho que a gente entende o quebrar de uma forma ruim, mas na verdade foi um fluxo perfeito para a gente chegar onde está hoje. Foi um processo que aconteceu que é como se você tivesse passando de fase. Para passar de fase, você vai perdendo algumas camadas da sua armadura”, pondera.

Confira o papo na íntegra abaixo:

Arreda pra Cá

Se tem duas coisas que o mineiro gosta de verdade, elas são: Minas Gerais e uma boa conversa. Se juntar os dois então, já viu… E foi exatamente isso que o BHAZ fez: o Arreda pra Cá, nosso podcast, recebe personalidades mineiras e figuras importantes que têm tudo a ver com a história do nosso estado. Tem esporte, internet, arte e uma bebidinha que não pode faltar, né!?

Gostou? Arreda pra cá, então! Pra conferir tudo sobre o podcast e assistir os papos com outros convidados, é só clicar aqui.

Giovanna Fávero

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.
[author_socials_links]

Giovanna Fávero

Email: [email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ