Cerveja, kombucha e palestra: Fundador da Wäls, José Felipe Carneiro está no Arreda pra Cá

Você se lembra de quando a moda das cervejas artesanais explodiu em Minas Gerais? A bebida veio com tudo nos últimos 20 anos e conquistou prêmios internacionais e um mercado fiel. Nesta semana, o Arreda pra Cá, podcast do BHAZ, recebeu um dos grandes responsáveis por esse fenômeno: José Felipe Carneiro, um dos fundadores da já tradicional Wäls.

No podcast, Asafe Alcântara e Giovanna Fávero recebem dez convidados de diversas áreas que impactam e transformam Belo Horizonte para um papo sobre vida e carreira. Desta vez, José Felipe conta tudo sobre a criação e os obstáculos no caminho da Wäls e os outros empreendimentos da família, que está por trás de nomes famosos e peculiares em BH.

Criada em 1999, a Wäls ganhou popularidade por ser a única opção de cerveja disponível em eventos e festas de rua no início dos anos 2000. Foi apenas em meados de 2015, quando conquistou a “Copa do Mundo das Cervejas”, em meio a uma série de outros prêmios, que se tornou uma marca de fato reconhecida.

Em pouco tempo, o negócio família, fundado por José Felipe Carneiro com os pais e o irmão, virou “a menina dos olhos” da Ambev: a família vendeu a marca, os irmãos entraram como sócios do complexo cervejeiro e, mais tarde, venderam tudo novamente, deixando totalmente as ligações com o negócio.

Desde então, eles passaram a se dedicar totalmente em outras aventuras empreendedoras. São da família a Fazenda Cervejeira, na região da Pampulha, o tradicional pub alemão da Stadt Jever, na região Centro-Sul de BH, e a Novo Brazil Brewing Company, com operações nos Estados Unidos.

Além disso, após a venda da Wäls, onde já foi até mestre cervejeiro, José Felipe Carneiro agora é um dos pioneiros no Brasil com um produto peculiar: a kombucha, um chá fermentado sucesso em outros países que promete “salvar” a saúde intestinal e promover bem-estar.

Pra não perder nenhuma…

Neste episódio do Arreda pra Cá, você vai conferir:

Do Bang Bang Burger à Wäls

Apesar do enorme sucesso, a Wäls não foi o primeiro “hit” da família. Antes dela, os pais de José Felipe Carneiro eram donos do Bang Bang Burger, maior rede de fast food de Minas Gerais.

‘Bélgica brasileira’

José também detalhou o que levou Belo Horizonte a receber o título de “Bélgica brasileira” pelo sucesso das cervejas artesanais e como era a relação com os concorrentes o auge do sucesso do movimento.

Desafios e o Caso Backer

O fundador da Wäls comentou ainda um momento delicado para o mercado da cervejaria artesanal de um modo geral: o caso das vítimas intoxicadas pela cerveja da Backer.

‘Aquela cagada’

José Felipe contou, em tom “diretão”, sobre o novo empreendimento dele: a K-Happy, marca de kombucha. O chá fermentado com leveduras e bactérias promete promover a saúde.

Para conferir tudo isso e mais, assista o episódio na íntegra:

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!