Patrimônio de Minas Gerais e sucesso de gerações: Giramundo está no Arreda pra Cá desta semana

giramundo 1
Completando 53 anos, tradicional teatro de bonecos mineiro está no podcast do BHAZ (Valdir Junio + Giovanna Fávero/BHAZ)

Se você é mineiro, é quase impossível que nunca tenha ao menos ouvido falar do Giramundo. O teatro de bonecos com maior acervo do Brasil – são 1,7 mil bonecos ao todo – começou como uma brincadeira no quintal de uma família mineira. Agora, mais de 53 anos e inúmeros projetos de sucesso depois, eles estão no Arreda pra Cá, podcast do BHAZ.

No Arreda pra Cá, Asafe Alcântara e Giovanna Fávero recebem dez convidados de diversas áreas que impactam e transformam Belo Horizonte para um papo sobre vida e carreira. Vai ter de tudo, desde histórias de superação e fofoca de celebridades até casos de sucesso que aconteceram aqui, bem debaixo do nosso nariz.

E desta vez, quem passa pelo nosso sofá é Bia Apocalypse, diretora do Giramundo e filha dos fundadores, que cresceu com os bonecos no quintal de casa. Junto com ela, estão Israel Silva, manipulador de bonecos há mais de 15 anos, e Sol Markes, produtora do Giramundo.

O teatro começou em 1970, como uma brincadeira no quintal da casa dos pais de Bia, Álvaro Apocalypse e Terezinha Veloso. Durante uma viagem à França, onde a mãe dela ganhou uma bolsa de estudos, eles conheceram a proposta do teatro de bonecos e se encantaram. Voltando ao Brasil, começaram a reproduzir como uma forma de entreter filhos, sobrinhos e crianças da vizinhança.

Foi apenas quando um amigo se encantou com a apresentação e sugeriu uma “expansão” que o Giramundo fez sua primeira apresentação aberta ao público, no Parque Municipal de Belo Horizonte. Hoje, 53 anos depois, o Giramundo acumula participações em novelas, séries e atrações infantis, além de espetáculos em todo o Brasil.

Pra não perder nenhuma…

Neste episódio do Arreda pra Cá, você vai conferir:

De volta pro começo

Bia relembrou o início do Giramundo, quando a oficina dos pais ficava ao lado da piscina de casa e as crianças brincavam em meio ao teatro.

Processo artesanal

Os três convidados também contaram tudo sobre o processo de produção de um boneco, desde o desenho inicial até as expressões e contato com os manipuladores. É de cair o queixo.

‘Cárcere privado’

Eles falaram ainda sobre alguns dos primeiros bonecos do teatro que sobreviveram ao tempo e vivem até hoje, agora em “cárcere privado” na sede do Giramundo, e deram detalhes sobre a preservação do acervo.

#Giramundo

O grupo revelou ainda os próximos planos do Giramundo, que agora, mais do que nunca, vai se aventurar pelo universo digital, e deu spoilers de projetos que vêm por aí.

Quer saber mais? É só clicar aqui embaixo pra assistir o episódio completo:

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!