Isaías revela segredos dos algoritmos: ‘Uma coisa por trás que ninguém fala’

isaías 2
Influencer contou como aprendeu a lidar com as surpresas da carreira nas redes sociais (BHAZ/Divulgação)

Cronogramas de posts, novos formatos, reels, stories, Tik Tok, collab… Tudo isso pode parecer distante de uma rotina de trabalho pra quem tem empregos mais convencionais, mas é realidade de todos os “influencers”. Convidado do Arreda pra Cá, podcast do BHAZ, o influenciador mineiro Isaías contou sobre os desafios das plataformas e os segredos por trás dos famosos algoritmos das redes sociais.

Isaías começou a carreira no já extinto app Vine, de vídeos curtos. Depois, chegou a ter cerca de 300 mil seguidores no Musical.ly – antigo nome e formato do Tik Tok. Mas fez sucesso mesmo quando migrou para o Instagram, depois de notar uma “estagnada” na conta. “A plataforma muda, e eu não tinha noção do que era. Pra mim era só postar vídeo”, lembra.

Segundo o influenciador, a carreira nas redes sociais “é um trabalho de uma vida inteira”: “Cadê as hashtags, cadê os negócios, cadê o jogo de influência? Com quem você está gravando? Eu não sabia disso, pra mim era sonho americano, de só postar e deu certo brincando. Eu nunca fiz brincando, mas eu não sabia que tinha toda uma coisa por trás, que ninguém fala”.

‘São descartáveis as pessoas’

O relacionamento com outros influencers é um ponto que Isaías destaca como um dos mais importantes: “Não dá pra você ser digital influencer e ser só você, crescer sozinho. Você pode até crescer, mas chega uma hora que não passa daquilo. A plataforma te ajuda a chegar ali. Porque o que a plataforma quer? Ela quer mais gente consumindo. Quanto mais criadores diversos, mais chance de ter públicos ao mesmo tempo”.

“Você descobre porque você vai vendo como acontece. Várias pessoas crescem e param, estagnam. São descartáveis as pessoas, os criadores, porque eu [plataforma] quero que mais pessoas vejam, e quanto mais pessoas criando de formas diferentes, mais público pra consumir. Tem que ter a expertise de se manter ali”, ressalta Isaías.

Ainda segundo o influencer, que hoje tem uma equipe de apoio, mas segue à frente das criações, é tudo uma questão de marketing. “Na televisão, você tem atuação, mas você é o funcionário da televisão. Você pega o papel, mas quem tem o trabalho de fazer a novela comunicar com o público é o roteirista, o showrunner. Mas imagina que você é o diretor, o roteirista, o apresentador, o ator, o que vende, o RH”, pontua.

Isaías conta ainda que tem o costume de pegar ideias e sugestões de outras pessoas e adaptar para a própria linguagem na hora de criar os vídeos: “Nada é original mais, né, gente. Não existe nada original, o original é aquilo que não tem referência. Então tudo que precisava ser dito já foi dito. Não tinha muita gente pra escutar e tem que dizer de novo, de novo e de novo, e aí vai reinventando a roda”.

Confira o papo na íntegra aqui:

Arreda pra Cá

Se tem duas coisas que o mineiro gosta de verdade, elas são: Minas Gerais e uma boa conversa. Se juntar os dois então, já viu… E foi exatamente isso que o BHAZ fez: o Arreda pra Cá, nosso podcast, recebe personalidades mineiras e figuras importantes que têm tudo a ver com a história do nosso estado. Tem esporte, internet, arte e uma bebidinha que não pode faltar, né!?

Pra conferir tudo sobre o podcast e assistir os papos com os demais convidados, acompanhe aqui.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!