Associação de vítimas da Covid pede condenação criminal de Bolsonaro

Jair Bolsonaro
Grupo acusa presidente de negligência na condução do enfrentamento à pandemia (Anderson Riedel/PR)

Por Lourenço Flores

A Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico Brasil) protocolou na Procuradoria-Geral da República (PGR), na noite de terça-feira (8/6), uma representação criminal contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). O grupo acusa o chefe do Executivo federal de negligência na condução do enfrentamento à pandemia da Covid-19 e de decisões que teriam colocado deliberadamente em risco as vidas dos cidadãos do país.

A doença já provocou 477 mil mortos desde fevereiro de 2020 no país, com ao menos 17 milhões de infectados. No documento, de 33 páginas (leia a íntegra abaixo), o grupo pede que a PGR acuse Bolsonaro de um amplo leque de crimes, previstos nos artigos 132 (perigo para a vida ou saúde de outrem), 257 (subtração, ocultação ou inutilização de material de salvamento), 268 (infração de medida sanitária preventiva), 315 (emprego irregular de verbas ou rendas públicas) e 319 (prevaricação) do Código Penal.

“Mesmo que a PGR decida engavetar a representação, um dia a história dessa pandemia será contada, e quem resistiu a tudo isso será lembrado”, afirma o presidente da Avico, Gustavo Bernardes. “A defesa da imunidade de rebanho, a opção por esse caminho pelo presidente da República é algo intolerável.”

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!