Atenção redobrada! BH pode ter chuva de granizo nas próximas horas

chuva forte granizo bh
Além do granizo, chuvas fortes também podem atingir a capital até amanhã (Amanda Dias/BHAZ + Moisés Teodoro/BHAZ)

Se você pretende sair de casa nas próximas horas, é bom tomar bastante cuidado. A Coordenadoria de Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, por volta das 17h50 desta segunda-feira (22), um alerta para chuvas de granizo na capital válido por duas horas.

Segundo o órgão, até às 19h50, os belo-horizontinos devem ficar atentos para as pedras de gelo e redobrar as medidas de proteção. Confira abaixo algumas das recomendações da Defesa Civil para evitar situações de risco:⠀

  • Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de chuva de granizo;
    ⠀⠀
  • Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
  • Não fique no alto de morros, topo de prédios, torres de linhas telefônicas e de energia elétrica;
  • Nunca se abrigue ou estacione debaixo de árvores;
  • Procure estacionar em um local seguro e coberto.

Chuva até amanhã

Mais cedo, o órgão já havia emitido um outro alerta para a possibilidade de pancadas de chuva na capital. Até às 8h desta terça-feira (23), BH está sob ameaça de receber chuvas fortes, de 20 a 40 mm, além de raios e rajadas de vento que devem ficar em torno de 50 quilômetros por hora.

Para fugir dos perigos, as recomendações são semelhantes às adotadas para a chuva de granizo, mas a Defesa Civil orienta ainda que os moradores e motoristas evitem áreas de inundação e não trafeguem perto de córregos e ribeirões em momentos de chuva forte. Também é bom evitar deixar crianças desacompanhadas em locais próximos a córregos e não atravessar ruas alagadas.

A Defesa Civil também pede atenção especial para as áreas de encostas e morros e para eventuais rachaduras em paredes ou surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno. Caso você precise de ajuda, o número de emergência d órgão é o 199 e o dos bombeiros é o 193. No caso de cabos de energia rompidos, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) pode ser acionada pelo 116.

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero
Giovanna Fáverogiovanna.favero@bhaz.com.br

Repórter no BHAZ desde outubro de 2019. Jornalista graduada pela PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) e com atuação focada nas editorias de Cidades, Guia e Cultura.

OLHO NA DICA PARA ECONOMIZAR

Na sede do BHAZ, economizamos todos os meses na conta de energia por meio de uma operação regulamentada pela ANEEL e ainda desconhecida por muitos consumidores. E o melhor: não tivemos nenhum custo extra para ter acesso a esse desconto. Por isso, damos esta dica para quem mora em qualquer cidade de Minas Gerais.

Sua conta de luz pode ficar até 15% mais barata com a Metha Energia. Faça agora seu cadastro, é 100% DIGITAL e GRATUITO. Clique no botão abaixo e simule direto seu desconto mensal. Caso queira saber mais sobre a tecnologia, leia este conteúdo que explica em detalhes a operação.

Comentários