Primeiro bar LGBTQ+ de Contagem terá casamentos, ‘comes e bebes’ e música boa

Divulgação/Bar Vitrola

Você sabia que o primeiro bar LGBTQ+ de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, será aberto neste fim de semana com uma programação especial? Localizado no bairro Eldorado, o Vitrola promete uma estreia recheada de música boa. E, além disso, o espaço ainda busca oferecer oportunidades, seja contratando apenas funcionários LGBTQ+ para integrar a equipe ou abrindo espaço para eventos que discutam temas sociais. Curtiu a ideia?

A programação pra lá de especial contará com três dias. Na sexta-feira (1º), o bar vai receber Pithy Max, um forte nome da cena da MPB em Minas Gerais. Já no sábado, a música fica por conta de Flaviane Orlando, que vai apresentar seu projeto “Brasilidade”.

Para fechar o fim de semana de inauguração com chave de ouro, o Vitrola recebe no domingo (3) o grupo Mulheres Pedem Passagem. O coletivo, que já tocou uma vez em BH, é composto por 10 mulheres que se reuniram para tocar samba. A estreia em Contagem será o primeiro show de uma parceria promissora: de 15 em 15 dias, elas se apresentarão no Vitrola.

Além do fim de semana da abertura, o bar já tem vários outros eventos programados. No dia 7 de novembro, o Vitrola vai sediar o lançamento do livro “Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra”, da ex-Ministra das Mulheres e da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes. Ainda em novembro, haverá também uma exposição de arte que retrata a cultura negra. Tudo isso seguindo o propósito de valorizar produções de grupos marginalizados.

Cara nova, mesma bandeira

A idealização do Vitrola surgiu de um projeto de Poliane Honorato Dias e da namorada dela, Karol Maia. Em conversa com o BHAZ, Poliane contou que o bar já existe há quatro anos e sempre levantou a bandeira LGBTQ+, mas sentia que não fazia um trabalho ativo na causa. Agora, com a reinauguração em novo endereço, a intenção é se voltar cada vez mais para a comunidade: “Agora ele é voltado para mulheres trans, a equipe inteira é LGBTQ+, o espaço para artistas dá preferência a mulheres”, diz.

Além dos shows e exposições de arte, o bar fará ainda ações que ajudem a comunidade LGBTQ+ de alguma forma. Além de contratar pessoas que têm dificuldade de encontrar emprego formal por conta de sua orientação sexual, Poliane e Karol vão emprestar o espaço para a realização de casamentos. De acordo com Poliane, a ideia surgiu de uma carência do próprio mercado. “Ninguém quis abrir a porta para um casamento de dois homens, então eu não vou nem alugar o espaço, ele vai ser cedido para casamentos”, explica.

Manas Gerais

Além das pautas do grupo LGBTQ+, o Vitrola se preocupa ainda em levantar a bandeira das mulheres. Poliane é uma das fundadoras do “Manas Gerais”, um grupo de WhatsApp que reúne mais de 120 mulheres de Minas. Ela usam o espaço para compartilhar viagens de aplicativo, discutir sobre temas como maternidade, política e futebol, e criar uma rede de apoio.

A partir do grupo surgiu também o “Mulheres que fazem”, um projeto coletivo de empreendedoras mineiras que fortalecem o trabalho umas das outras e realizam ações como feiras, workshops e conversas sobre temas relacionados a gênero. E como se só saber desses projetos não fosse notícia boa o suficiente, ainda tem mais: de agora em diante, os clientes do Vitrola vão ganhar descontos nos serviços das empreendedoras que integram o “Mulheres que fazem”. E as opções vão de estética, tatuagens, calçados e reiki até designer, tudo com desconto para quem frequentar o Vitrola.

Que tal aproveitar a oportunidade para experimentar comidas e bebidas, conhecer artistas novos e empreendedores mineiros e ainda valorizar o trabalho da galera?

Reinauguração do Bar Vitrola

Onde? Avenida José Faria da Rocha, 1133 – Eldorado

Quando? Sexta-feira, a partir das 18h

Quanto? Entrada GRATUITA

Mais informações? Acesse aqui

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!