Bares ficam lotados no Dia dos Namorados em BH; especialista faz alerta

Bar Cheio Savassi
Bares da Savassi ficaram cheios neste sábado (Reprodução/WhatsApp)

O sábado marcou o Dia dos Namorados e a autorização para os bares de Belo Horizonte funcionarem até a madrugada de hoje (13). A população aproveitou a permissão concedida pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) e foram aos estabelecimentos. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram aglomerações e desrespeito à normas sanitárias de combate ao novo coronavírus.

Especialista entrevistado pelo BHAZ teme que aconteça a “banalização dos cuidados” sanitários e uma nova aceleração da epidemia do coronavírus na cidade. Internautas também se mostraram temerários, principalmente com a terceira onda da doença. A prefeitura informou que intensificou a fiscalização e que um balanço será divulgado nesta segunda-feira (14).

“Os bares aqui em BH estão lotados”, postou uma usuária do Twitter. “A terceira onda vem”, alertou outro. Na região da Savassi foi possível encontrar muitas pessoas nos comércios da avenida Getúlio Vargas e Contorno. Alguns clientes estavam sentados, enquanto outros em pé.

Alerta

O médico infectologista Carlos Starling alerta que as normas sanitárias precisam ser cumpridas. “Qualquer forma de abuso neste processo de flexibilização, ou seja, a banalização dos cuidados vai levar à aceleração da epidemia”, disse o especialista que integra o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).

A impressão deixada ontem preocupa o médico. “Sinceramente não vi os vídeos ainda, mas a mensagem que fica é de que um grupo enorme de pessoas não tem a responsabilidade mínima com a saúde coletiva. Por isso, não é possível fazer flexibilizações”.

Starling voltou a pedir para a população respeitar as normas sanitárias destacando a vacinação contra a Covid. “Em breve vamos ter quantidade maior de vacina e vamos poder controlar este problema. Agora é hora de cuidado para não perder a oportunidade de sair ileso desta pandemia”, concluiu.

Fiscalização intensificada

Para garantir o cumprimento do decreto, a PBH afirma ter intensificado a fiscalização. “Os estabelecimentos que não cumprirem com as medidas de combate à Covid-19 estarão sujeitos à interdição e multa no valor de R$ 18.359,66”, disse em nota enviada à reportagem.

Questionada sobre comércios interditados, a prefeitura esclareceu. “A PBH salienta ainda que o balanço das ações de fiscalização do final de semana será divulgado na segunda-feira”.

“A população pode auxiliar o poder público denunciando irregularidades nos canais oficiais da Prefeitura (APP PBH, portal de serviços e telefone 156) e ainda conscientizando seus familiares dos riscos da propagação da doença”.

Horário estendido

O novo decreto de Kalil, publicado no DOM (Diário Oficial do Município) de sexta (11), estendeu o horário de funcionamento dos bares e restaurantes. Agora eles podem abrir todos os dias até às 22h. Antes os estabelecimentos tinham que fechar às 19h e não abriam aos domingos.

“Estamos flexibilizando justamente porque não achamos nada. Isso aqui não é uma prefeitura de achismos. O vírus está achando um inimigo, a vacina. A vacinação em BH vai bem, Graças a Deus não tivemos problemas”, pontuou Kalil após fazer o anúncio.

Belo Horizonte, conforme o Boletim Epidemiológico de sexta, tem 220.490 casos confirmados e 5.372 mortes. O número médio de transmissão por infectado (RT) está em 0,96 (nível verde) e as ocupações de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria em 76,7% e 56,8%, respectivamente (níveis vermelho e amarelo).

Nota da PBH

“A Prefeitura de Belo Horizonte esclarece que intensificou a fiscalização para garantir o cumprimento do decreto municipal. Os estabelecimentos que não cumprirem com as medidas de combate à Covid-19 estarão sujeitos à interdição e multa no valor de R$ 18.359,66.

A PBH salienta ainda que o balanço das ações de fiscalização do final de semana será divulgado na segunda-feira.

A população pode auxiliar o poder público denunciando irregularidades nos canais oficiais da Prefeitura (APP PBH, portal de serviços e telefone 156) e ainda conscientizando seus familiares dos riscos da propagação da doença”.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!