Belo Horizonte bate recorde de frio e temperatura se compara às menores da história

frio bh 2 crianças mãe
Os belo-horizontinos precisaram reforçar no agasalho hoje de manhã (Amanda Dias/BHAZ)

Belo Horizonte registrou o dia mais frio do ano, nesta sexta-feira (30), com os termômetros marcando 7,2ºC na estação da Pampulha, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Já na estação do Cercadinho, que está em um lugar mais alto do que o resto da cidade, a temperatura chegou a 6,3ºC e a sensação térmica foi de 3ºC. Os números ultrapassam o último recorde de frio do ano, de 7,6ºC, registrado no dia 29 de junho.

A estação da Pampulha representa melhor a temperatura da cidade do que a do Cercadinho, por conta da diferença de altitude. “O Cercadinho está a 1.200 metros de altura, enquanto a altitude normal de Belo Horizonte é 850 metros. O Cercadinho não representa a cidade, representa as áreas mais altas. Lá, o vento estava em 54km/h”, esclarece o meteorologista Ruiban dos Reis, do Clima Tempo.

Os termômetros não chegam a esses valores com frequência na cidade. Na série histórica da Pampulha, a temperatura de 7,2ºC é a mais fria registrada, desde que a estação foi implantada, em outubro de 2006. Já no Cercadinho, a temperatura computada é a terceira menor da história da estação. “Nós últimos anos não temos observados essas temperaturas”, diz Ruiban.

A capital mineira não deve esperar mais recordes de frio no final de semana. “Só hoje mesmo. No final de semana as madrugadas vão continuar frias, mas não deve bater recorde não”.

Mais frio em Minas

O Sul do estado registrou temperaturas ainda mais baixas, além de geadas. “Monte Verde chegou a -4,5ºC, lá na estação do Inmet, e teve geada lá e em várias outras cidades da região, como na Serra da Manteigueira”, relata o meteorologista.

Edição: Roberth Costa

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!