Além do frio: BH entra em nível de alerta e deve ter umidade do ar crítica durante a semana

Frio em BH
Umidade relativa do ar deve ficar em torno de 30% por uma semana (Amanda Dias/BHAZ)

Além de registrar o dia mais frio do ano nesta sexta-feira (30), Belo Horizonte ainda vai ter que lidar com, pelo menos, uma semana de tempo seco. A Defesa Civil de BH emitiu um alerta para a baixa umidade relativa do ar até 19h da próxima sexta (6).

De acordo com o órgão, a massa de ar frio e seco que chegou à cidade vai deixar a umidade em torno de 30% por uma semana. Pelos padrões da OMS (Organização Mundial de Saúde), o índice ideal é de 60%. A organização recomenda a decretação de estado de atenção quando a umidade relativa do ar fica entre 20 e 30%, e, quando o índice está entre 12 e 20%, é considerado estado de emergência.

Cuidados com o tempo seco

Com a baixa umidade do ar, é comum que algumas pessoas tenham indisposição, dores de cabeça, sangramento de nariz e outras complicações, como o agravamento de casos de asma, rinites e sinusites.

Confira dicas da Defesa Civil para lidar com o tempo seco:

  • Hidrate-se durante o dia;⠀
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;⠀
  • Evite frituras;⠀
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;⠀
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;⠀
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;⠀
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;⠀
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Frio em BH

BH registrou o dia mais frio do ano hoje, com os termômetros marcando 7,2ºC na estação da Pampulha, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Já na estação do Cercadinho, que está em um lugar mais alto do que o resto da cidade, a temperatura chegou a 6,3ºC e a sensação térmica foi de 3ºC.

A estação da Pampulha representa melhor a temperatura da cidade do que a do Cercadinho, por conta da diferença de altitude. “O Cercadinho está a 1,2 mil metros de altura, enquanto a altitude normal de Belo Horizonte é 850 metros. O Cercadinho não representa a cidade, representa as áreas mais altas. Lá, o vento estava em 54km/h”, esclareceu o meteorologista Ruiban dos Reis, do Clima Tempo.

Os termômetros não chegam a esses valores com frequência na cidade. Na série histórica da Pampulha, a temperatura de 7,2ºC é a mais fria registrada, desde que a estação foi implantada, em outubro de 2006. Já no Cercadinho, a temperatura computada é a terceira menor da história da estação. “Nós últimos anos não temos observados essas temperaturas”, diz Ruibran.

A capital mineira não deve esperar mais recordes de frio no final de semana. “Só hoje mesmo. No final de semana as madrugadas vão continuar frias, mas não deve bater recorde não”.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!