Covid: BH vacina jovens de 19 anos e está perto de imunizar, com ao menos uma dose, toda a população adulta

vacina covid
Campanha de vacinação prossegue na capital mineira (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Belo Horizonte vai ter toda a população adulta vacinada com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus ao final desta semana. A campanha de imunização prossegue na capital mineira, nesta quinta-feira (2), com os jovens de 19 anos recebendo a dosagem. No sábado (4), será a vez das pessoas de 18.

Desde o começo da vacinação, BH já recebeu mais de 3,3 milhões de doses. A capital mineira alcançou 81,5% do público-alvo total com a primeira do imunizante ou dose única da Janssen. A imunização completa é obtida apenas com a aplicação das duas doses e isso já atingiu 42,2% da população adulta. Os dados são do Boletim Epidemiológico e Assistencial da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) dessa quarta-feira (1º).

Além dos jovens de 19 anos, hoje está sendo aplicada a segunda dose nos motoristas e cobradores do Transporte Coletivo e Rodoviário, nos trabalhadores da Limpeza Urbana e manejo de resíduos sólidos, além dos metroviários e ferroviários.

Primeira dose no sábado

A aplicação de primeira dose não vai acontecer amanhã (3). Conforme estabelecido pela prefeitura, a sexta será dedicada para a imunização da segunda e última dose nas pessoas de 56 anos. O final de semana vai marcar a conclusão da vacinação nos adultos com a aplicação nos jovens de 18 anos no sábado.

Os caminhoneiros também vão receber a segunda dose do imunizante neste dia. No entanto é preciso estar atento, pois isso acontecerá apenas para aqueles que a data do cartão de vacina esteja marcada para o dia 11 de setembro.

indicadores vacina
Indicadores da imunização na capital mineira (Reprodução/PBH)

Requisitos

Os jovens de 18 anos que vão receber a primeira dose a partir de sábado precisam ficar atentos com as recomedações:

  • Ter 18 anos, completos até dia 4 de setembro
  • Ser cidadão residente de Belo Horizonte
  • Apresentar comprovante de endereço em Belo Horizonte
  • Apresentar documento de identificação com foto e CPF
  • Não ter recebido vacina contra a Covid-19
  • Não ter recebido qualquer vacina nos últimos 14 dias
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias

Covid-19

A capital mineira tem 270.914 casos confirmados do novo coronavírus e 6.539 óbitos. O número de pacientes recuperados chegou a 261.512 e os em acompanhamento a 2.863. Veja os indicadores de monitoramento da pandemia:

  • Número médio de transmissão por infectado (RT) – 0,95 – nível verde
  • Ocupação de leitos de UTI Covid-19 – 47,2% – nível verde
  • Ocupação de leitos de enfermaria Covid-19 – 33,9% – nível verde

O informe da prefeitura pode ser lido aqui.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!