BH tem 33 mil pessoas na fila de espera para cirurgias eletivas; procedimentos são retomados aos poucos

cirurgia
Procedimentos foram retomados após melhora nos indicadores (FOTO ILUSTRATIVA: Breno Esaki/Agência Saúde)

Atualização às 18:56 do dia 31/08/2021 : O título e o conteúdo desta reportagem foram atualizados para corrigir informação incorreta repassada pela PBH. Inicialmente, o levantamento oficial informava que 39 mil pessoas estavam na fila para cirurgias eletivas em BH. Horas depois, a administração municipal informou que o número correto é 33 mil.

A melhora nos indicadores da pandemia de Covid-19 vem proporcionando a retomada da realização das cirurgias eletivas em Belo Horizonte. Desde março suspensos, os procedimentos aos poucos estão voltando a acontecer na rede pública da capital mineira. Atualmente, segundo a SMSA (Secretaria Municipal de Saúde), 33 mil pessoas estão na fila de espera.

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) esclareceu ao BHAZ, por meio da SMSA, que, apesar do Ministério da Saúde ter orientado a suspensão das cirurgias eletivas a partir de novembro de 2020, em razão da pandemia, o município prosseguiu mantendo o serviço “em número reduzido”.

“A prioridade foi para casos em que a espera pela cirurgia representava um risco maior do que uma possível infecção pela Covid-19”, informou a pasta.

Suspensão

O esforço para continuar realizando alguns procedimentos precisou ser suspenso em março deste ano. O motivo foi a elevação nos indicadores de monitoramento da pandemia em Belo Horizonte. A pressão no sistema de saúde, seja na rede pública ou privada, fez com que a administração municipal orientasse que nem mesmo cirurgias de médio porte fossem realizadas.

Neste período, a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) chegou a 107,5%. Os leitos de enfermaria também estavam operando no nível vermelho e o número médio de transmissão por infectado também chegou a patamares nunca vistos.

boletim março
Sistema de saúde entrou em colapso em março na capital mineira (Reprodução/PBH)

Fila grande

De forma “gradual”, as cirurgias eletivas estão voltando a ser realizadas. O número de pessoas que aguarda a realização dos procedimentos é grande, conforme informou a SMSA. “Atualmente, cerca de 33 mil pessoas – residentes de Belo Horizonte e dos mais de 500 municípios pactuados – estão cadastradas na Central de Internação da Secretaria Municipal de Saúde para realizar cirurgia eletiva em 18 especialidades”.

Mesmo com a retomada, os indicadores de monitoramento da pandemia continuam sendo observados e a secretaria de Saúde tem feito recomendações às unidades.

“A Secretaria tem orientado a retomada gradual das cirurgias eletivas e ao monitoramento detalhado dos estoques dos fármacos utilizados nos procedimentos de ventilação mecânica e manutenção da sedação dos pacientes, bem como da ocupação dos leitos de forma que possam ser rapidamente revertidos para atendimento à Covid- 19, caso necessário”, esclareceu.

Covid-19

A retomada da realização das cirurgias eletivas, conforme explicado pela SMSA, se deu pela redução nos indicadores da pandemia. Atualmente, a capital mineira tem 270.750 casos confirmados do novo coronavírus e 6.522 óbitos. O número de pacientes recuperados chegou a 261.291 e os em acompanhamento a 2.952. Os dados são do Boletim Epidemiológico e Assistencial de ontem (30).

Veja os indicadores de monitoramento da pandemia:

  • Número médio de transmissão por infectado (RT) – 0,92 – nível verde
  • Ocupação de leitos de UTI Covid-19 – 46,6% – nível verde
  • Ocupação de leitos de enfermaria Covid-19 – 32,8% – nível verde

O boletim trouxe ainda que 79,6% do público-alvo da campanha de vacinação contra a Covid já recebeu a primeira dose do imunizante e a dose única. Confira os números:

  • Aplicações de 1ª dose – 1.810.939
  • Aplicações de 2ª dose – 897.816
  • Aplicações de dose única – 58.848

O informe da prefeitura pode ser lido aqui.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!