BH tem programação gratuita sobre luta antirracista; saiba como se inscrever

programação julho pretas
Programação é voltada para a temática antirracista (Amanda Dias/BHAZ)

Começa a partir desta sexta-feira (23) a programação do Julho Pretas, em Belo Horizonte. Os interessados poderão acompanhar série de eventos gratuitos voltados para a temática antirracista, com o intuito de ampliar as ações referentes ao protagonismo e luta da mulher negra latino-caribenha.

O tema deste ano será “Comunicação Antirracista e o Feminino”. O evento será realizado neste mês com o intuito de marcar o dia 25 de julho – data em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres Negras, Latinas Americanas e Caribenhas. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no portal da Prefeitura de Belo Horizonte. 

No Brasil, a data também celebra o Dia Nacional Tereza de Benguela e, em Belo Horizonte, há o Dia Municipal Dona Valdete da Silva Cordeiro, que homenageia a líder comunitária do bairro Alto Vera Cruz e ex-coordenadora do grupo cultural “Meninas de Sinhá”, importante grupo que atua na defesa dos direitos e luta pelo protagonismo das mulheres negras na cidade.

As inscrições estão abertas para o público geral. A ideia é que, a partir das aulas, os participantes consigam compreender a importância da data para a reflexão sobre as distorções e violações que as mulheres negras vêm sofrendo ao longo da história. 

Confira a programação:

Mesa 01: Mulheres que fazem comunicação
Data: 23 de julho – sexta-feira
Horário: 14:00 às 17:00
 
Mesa 02: Exu e o feminino 
Data: 26 de julho – segunda-feira
Horário: 14:00  às 17:00
 
Mesa 03: Comunicação institucional e o racismo
Data: 30 de julho – sexta-feira
Horário: 14:00 às 17:00

Esta reportagem é uma produção do Programa de Diversidade nas Redações, realizado pela Énois – Laboratório de Jornalismo, com o apoio do Google News Initiative

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade
Jordânia Andradejordania.andrade@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

Comentários