BH usará vacina da Janssen para imunizar pessoas em situação de rua

Janssen
Os imunizantes da Janssen são produzidos pelo grupo Johnson & Johnson e têm aplicação de dose única (Fábio Marchetto/Imprensa MG)

Belo Horizonte vai aplicar parte das doses da vacina da Janssen, que chegou no final da semana passada na capital, em pessoas em situação de rua. A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) ainda informou que, com o andamento da imunização, avaliará quais outros grupos poderão receber a vacina.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, o grupo a ser imunizado tem cerca de 8,5 mil pessoas, que estão inscritas no CadÚnico ou são atendidas pelos serviços e unidades socioassistenciais, independente do cadastro. O lote que chegou à capital mineira, na sexta-feira (25), tem 23 mil imunizantes. Como as vacinas da Janssen têm aplicação de dose única, mais pessoas ainda serão contempladas com o imunizante.

Com o andamento da vacinação deste público, nesta semana, a pasta vai analisar quais outros grupos receberão o imunizante, levando em conta o quantitativo de injeções e número de pessoas. Minas Gerais, por sua vez, recebeu, ao todo, 149.550 vacinas de dose única. O Executivo Estadual já anunciou que vai aplicar as doses da vacina em trabalhadores do transporte coletivo e da limpeza urbana, Forças de Segurança e de Salvamento, além de 80% da população de rua do estado.

A PBH ainda lembrou que pessoas que receberam qualquer vacina precisam respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a vacina contra a Covid. Desta forma, pessoas que se imunizaram contra o a gripe precisam respeitar o intervalo mínimo para tomar a dose contra o novo coronavírus – e vice-versa.

Nota da PBH na íntegra

“A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que recebeu cerca de 23 mil doses da vacina Janssen, que serão utilizadas, inicialmente, para a imunização da população em situação de rua.O grupo a ser imunizado é estimado em cerca de 8,5 mil pessoas que tem como referência toda a população inscrita no CadÚnico e as atendidas pelos serviços e unidades socioassistenciais, independente da inscrição no CadÚnico. Com o andamento desta imunização, a Secretaria Municipal de Saúde irá avaliar quais outros grupos poderão receber a vacina, levando em consideração o quantitativo de doses e número de pessoas.

As vacinas foram recebidas na sexta-feira, dia 25, e serão aplicadas a partir desta semana.Por medida de segurança, pessoas que receberam qualquer vacina precisam respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a vacina contra Covid”.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!