BH vacinará grávidas e puérperas sem comorbidades a partir de amanhã

Vacinação de mulher grávida
Público deve ficar atento ao local de vacinação (GovSP/Divulgação)

Mulheres grávidas a partir da 29ª semana gestacional e puérperas sem comorbidades poderão se vacinar contra a Covid-19 em BH a partir de amanhã (17). Para receber o imunizante da Pfizer, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) ressalta que o público precisa apresentar a prescrição médica. A vacinação será realizada nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de junho. 

“À medida que a prefeitura for recebendo novas remessas de vacinas contra a Covid (Pfizer ou Coronavac), outros grupos de gestantes sem comorbidades serão imunizados”, garante a PBH. Ainda ontem (15), o secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado, afirmou que a capital estudava a ampliação da imunização para este grupo, mas que não se sabia se as doses enviadas na última semana pelo Governo de Minas seriam suficientes para isso (relembre aqui).

Instruções

Para receber a vacina, as grávidas e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto, independentemente da evolução da gestação) devem seguir os seguintes critérios:

  • Ser cidadã residente de Belo Horizonte;
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. 

Além de cumprir as orientações citadas e apresentar a prescrição médica, as grávidas sem comorbidade deverão apresentar um documento que comprove o estado gestacional, como carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico. Já a puérpera deve apresentar Declaração de Nascido Vivo (DNV), certidão de nascimento ou óbito. 

O horário de funcionamento dos pontos de vacinação será das 7h30 às 16h30 para pontos fixos e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Os locais de vacinação serão disponibilizados ainda hoje, neste link.

Gestantes e puérperas com comorbidades 

A PBH lembra que a vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades segue em andamento em Belo Horizonte. Os locais e horários de vacinação estão disponíveis no portal da prefeitura. “É importante esclarecer que os usuários devem ficar atentos aos locais de vacinação, já que por questões de logística os pontos são alterados frequentemente”, reforça a administração municipal.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!