Bispo Vanderley Santiago, irmão de Valdemiro Santiago, morre em decorrência da Covid

valdemiro-santiago-e-vanderley-santiago
Valdemiro Santiago, irmão de Vanderley Santiago, vendeu feijões falsos com suposta cura para Covid (Reprodução/@ForaBolsoLula/Twitter)

O bispo Vanderley Santiago de Oliveira morreu na tarde dessa segunda-feira (28), após sofrer uma parada cardiorrespiratória em um hospital de São Carlos, São Paulo. O religioso é irmão do apóstolo Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus. Vanderley foi diagnosticado com Covid-19.

A prefeitura do município confirmou a morte do bispo ao BHAZ, entretanto não deu mais detalhes. Segundo o Uol, Vanderley Santiago estava pregando em uma igreja no momento em que teve falta de ar. Com isso, o levaram para o Centro de Atendimento e Triagem de Síndrome Gripal, conhecido como “covidário” por ter o atendimento voltado para pacientes com sintomas iniciais da Covid-19.

Após chegar no centro de atendimento, o quadro de saúde do bispo piorou, e ele precisou usar VNI (ventilação não-invasiva). Os profissionais encaminharam o religioso para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Felícia, que é voltada apenas para o tratamento dos infectados com a doença causada pelo coronavírus.

Parada cardiorrespiratória

Já na UPA, Vanderley Santiago aguardava a transferência para um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) enquanto permanecia em um leito de estabilização. No entanto, durante a espera, o bispo acabou tendo uma parada cardiorrespiratória e faleceu.

O líder religioso havia tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19, no dia 16 de junho. De acordo com o Uol, o enterro de Vanderley aconteceria hoje, por volta das 14h30 no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo.

Sementes de falsa cura à Covid-19

O irmão do bispo, o apóstolo Valdemiro Santiago, envolveu-se numa polêmica no ano passado por vender sementes de feijão dizendo serem a cura para a Covid-19, no valor de R$ 1 mil. O MPSP (Ministério Público de São Paulo) chegou a receber a notícia-crime como suposta prática de estelionato.

O pastor chegou a fazer uma transmissão ao vivo no YouTube anunciando a falsa cura para a doença através das sementes. Nas imagens, ele também mostrou um suposto exame que comprovaria a cura de uma pessoa após o uso das sementes, que estavam à venda no site oficial da Igreja Mundial (relembre aqui).

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!