Bolsonaro diz que ainda não sabe se vai ser candidato em 2022 e revela ‘chateação’ com críticas

bolsonaro
Presidente deu entrevista a rádio paulista (Reprodução/Foco do Brasil/YouTube)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que não tem certeza se será candidato à reeleição. A declaração foi dada durante entrevista à Jovem Pan Itapetininga nesta quarta-feira (21). Bolsonaro está no primeiro mandato de presidente da República e tem, segundo pesquisa, Lula (PT) como o principal opositor no pleito.

A declaração foi dada enquanto Bolsonaro comentava sobre a atuação da imprensa no país. “Fico chateado que as críticas aumentam com a imprensa, mas a grande mídia, não quero citar nomes, é muito ruim o trabalho que eles fazem… Sonho com uma imprensa independente e livre”, disse.

“Tem um candidato aí que se lançou, eu nem sei se vou ser candidato. Ele já falou e continua falando que vai fazer o controle social da mídia, interferir nos currículos das Academias Militares e promover os oficiais generais por um critério democrático”, disse Bolsonaro. Apesar da indicação, ele não citou o nome do ex-presidente.

Presidente em desvantagem

Pesquisas de intenção de voto apontam desvantagem de Bolsonaro contra Lula no pleito presidencial do ano que vem. O último levantamento é do Datafolha. Segundo a pesquisa, o petista ampliou a vantagem sobre Jair Bolsonaro e, em um segundo turno, venceria o atual mandatário do país com 58% contra 31% dos votos.

Na pesquisa espontânea, Lula chegou a 26% e Bolsonaro 19%. Na anterior, eles tinham 21% e 17%, respectivamente. Confira os dados da espontânea com intenções de voto no 1º turno:

  • Lula (PT) – 26%
  • Jair Bolsonaro (sem partido) – 19%
  • Ciro Gomes (PDT) – 2%
  • Outros – 2%
  • Em branco/nenhum/nulo – 7%
  • Não sabe – 42%

O Datafolha também quis saber qual a escolha dos entrevistados caso ocorra um segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O petista saiu vencedor com 58% contra 31% do atual presidente da República. Votos em branco, nulo ou em ninguém somaram 10%. Já a opção “não sabe” ficou com apenas 1%.

Edição: Giovanna Fávero
Vitor Fórneas
Vitor Fórneasvitor.forneas@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde maio de 2017. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas pelo prêmio CDL.

Comentários