Bolsonaro diz ‘ver uma barata’ em cabelo black power de apoiador e recebe críticas

bolsonaro-racismo-cabelo-apoiador
Bolsonaro disse estar “vendo uma barata” no cabelo black power de um apoiador (Reprodução/@fabiofelixdf/Twitter)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) emitiu uma fala racista a um apoiador na manhã desta quinta-feira (6). O governante debochou do cabelo do rapaz, que tem o estilo black power, dizendo que tinha visto uma barata no meio dos fios. O episódio ocorreu em frente ao Palácio da Alvorada, no Distrito Federal.

A piada racista foi dita durante uma conversa com apoiadores em frente ao palácio, e um canal apoiador do presidente transmitiu o ocorrido. No vídeo, não é possível ver o rosto do homem, entretanto, Bolsonaro o cumprimenta, chamando-o de “cabeludo”. “Será que tem piolho? Tem piolho”, disse o governante, e todos riem. O rapaz responde que tem “cloroquina e muitas latas de leite condensado” no black power.

Em seguida, o homem se posiciona para tirar uma foto com Bolsonaro. Nisso, o governante olha para o cabelo do rapaz, vira-se para os seguranças e eles começam a rir. O presidente olha atentamente para o black power do homem e diz: “Estou vendo uma barata aqui”, e cai na gargalhada. Confira o registro do momento:

‘Cortina de fumaça’

No Twitter, alguns internautas comentaram sobe o assunto, repudiando a atitude do presidente. “Esse homem é desprezível, minha mãe não aguenta nem olhar pra ele”, disse uma pessoa. Um outro usuário apontou que essa foi uma estratégia de distração usada por Bolsonaro, para desviar dos assuntos ligados à pandemia: “Mais uma cortina de fumaça!”. “Os bolsonaristas vão dizer que é brincadeira, mas todo mundo sabe que isso é racismo. E racismo é crime!”, comentou uma mulher.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!