Bonner chama Bolsonaro de ‘mentiroso’ após discurso na ONU, endurece críticas e viraliza

William Bonner Jornal Nacional ONU
William Bonner fez duras críticas ao presidente da República durante o Jornal Nacional de ontem (Reprodução/TV Globo)

William Bonner, âncora e editor-chefe do Jornal Nacional, chamou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de “mentiroso” durante a edição do telejornal ontem (21). O noticiário dedicou 30 minutos para desmentir as falas do chefe do Executivo nacional na abertura da 76ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York.

Logo na escalada, Bonner e Renata Vasconcellos iniciaram com a leitura dos destaques sobre Bolsonaro. O apresentador não poupou críticas ao político. “O presidente do Brasil cumpriu hoje a tradição de fazer a abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas. Mas, ao falar durante 12 minutos, diante de líderes de nações do mundo inteiro, foi como se o presidente Jair Bolsonaro estivesse se dirigindo exclusivamente à base mais fiel de apoiadores dele”, começou o jornalista.

“Bolsonaro atacou prefeitos e governadores que tomaram medidas de proteção da população na pandemia, semelhantes às defendidas por democracias no mundo inteiro. Omitiu investigações sobre suspeitas de corrupção na compra de vacinas. Mentiu sobre a dimensão das manifestações de Sete de Setembro. E, para surpresa maior de quem ouvia, o presidente do Brasil voltou a defender o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a Covid-19”. Assista:

Nas redes sociais, a reação foi imediata. O nome do apresentador global chegou a figurar entre os assuntos mais comentados do Twitter. “Amo todos os jornais da Globo, eles não têm medo de falar a verdade. Adoro o William Bonner, Renata Vasconcellos, e todos os outros!!”, disse uma internauta. “William Bonner jantando com razão o Bolsonaro no início do Jornal Nacional. Vergonha sem tamanho ter um presidente como esse”, disse outra.

Uma outra pessoa também elogiou o apresentador, mas com ressalvas. “Bonner tá certo de desmentir Bolsonaro, mas ainda precisa assumir que a culpa de ter o Brasil desgovernado por Bolsonaro é da Globo”. “Amo o fato de que o Bonner já começa o Jornal Nacional surrando o Bolsonaro”, escreveu uma quarta pessoa.

Discurso na ONU recheado de mentiras

Auxílio emergencial de U$ 800, guerra ao socialismo e a “eficácia” do tratamento precoce contra a Covid-19. Essas foram algumas das pautas que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) abordou em seu discurso de abertura na 76ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), nessa terça-feira (21).

Vídeos da cerimônia, que circulam pelas redes sociais, mostram que o chefe de Estado mais uma vez descredibilizou a imprensa brasileira diante de autoridades internacionais. “Senhoras e senhores, é uma honra abrir novamente a Assembleia Geral das Nações Unidas. Venho aqui mostrar um Brasil diferente daquilo publicado em jornais ou visto em televisões”, introduziu Bolsonaro.

“O Brasil mudou, e muito, depois que assumimos o governo em janeiro de 2019. Estamos há dois anos e oito meses sem qualquer caso concreto de corrupção. O Brasil tem um presidente que acredita em Deus, respeita à Constituição, valoriza a família e deve lealdade ao seu povo”, acrescentou.

Bolsonaro diz, ainda, que antes de sua gestão o país estava “a beira do socialismo”. “Nossas estatais davam prejuízo de bilhões de dólares no passado, hoje são lucrativas. Nosso Banco Desenvolvimento era utilizado para financiar obras em países comunistas, sem garantias”, disse.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!