Botafogo demite técnico doente, que nem havia assumido, e gera revolta

Ramón Díaz Botafogo Rio de Janeiro
Ramón Díaz em desembarque no Rio de Janeiro para acerto com o Botafogo (Divulgação/Botafogo FR)

O técnico Ramón Díaz, recém-contratado pelo Botafogo, foi demitido pelo alvinegro após 16 dias no cargo, sem ao menos ter treinado o time. O profissional está hospitalizado por conta de uma cirurgia, e só terá alta no próximo dia 7. Foi a terceira passagem mais rápida da história do clube. De acordo com o Botafogo, “o clube entende que não pode mais esperar”. Nas redes sociais, muitas críticas ao time carioca.

O técnico argentino contou com a ajuda de seu filho e auxiliar, Emiliano Díaz, para atuar em seu lugar nas três partidas durante o período que a comissão esteve à frente do clube. Em entrevista ao Redação SporTV, ele disse que o clube tinha conhecimento desde o início sobre a data prevista para o retorno do agora ex-treinador.

“Ontem nos disseram que não continuariam com o projeto. Ficamos surpresos e tristes porque não conseguimos cumprir o sonho de dirigir o futebol brasileiro. Quando o Botafogo soube da cirurgia, o clube teve uma postura impressionante de valorizar o trabalho do Ramon. Nós fomos claros e transparentes desde o primeiro dia porque é nossa forma de ser e dissemos que provavelmente demoraria um mês para a recuperação. Da nossa parte estávamos tranquilos por causa da transparência que tivemos com o clube por respeito ao tamanho do Botafogo”.

O auxiliar ainda disse que, por mais que tenha sido pego de surpresa, isso é possível de acontecer no futebol. Foram três derrotas nos três jogos comandados por ele. Emiliano disse que o foco do clube é a recuperação no Campeonato Brasileiro, onde ocupa a 19ª colocação, com 20 pontos em 22 jogos.

“Fomos todos pegos de surpresa, mas sabemos como é o futebol. Sabemos que tem disso, quando os resultados não chegam e a urgência que vive o clube, poderia acontecer isso. Ramón também está surpreso, mas são coisas do futebol e o mais importante é fazer com que o Botafogo se recupere o mais rápido possível porque tem uma torcida impressionante e um grupo de jogadores muito bom”.

Novo técnico

Por meio do Twitter, o Botafogo disse que “lamentavelmente, em função do quadro de saúde do treinador, que agora tem alta prevista para a partir do dia 7/12, o clube entende que não pode mais esperar”. O Botafogo ainda disse que “confia no pleno restabelecimento da saúde de Ramón Díaz, agradecendo a ele e seus auxiliares Emiliano Díaz, Osmar Ferreyra, Jorge Pidal, Damián Paz e Juan Nicolás Rommannazi pelo período em que estiveram no clube”.

Para substituí-lo, o clube já anunciou a contratação de Eduardo Barroca. “O profissional retorna ao Botafogo após passagem na equipe principal, em 2019, e um trabalho reconhecido por conquistas importantes nas categorias de base. Barroca chega acompanhado por Felipe Lucena (auxiliar técnico) e Anderson Nunes (preparador físico). O novo comandante inicia as atividades neste sábado”.

Repercussão

Nas redes sociais, torcedores criticaram a demissão do técnico e disseram que o clube não está fazendo uma boa gestão. Além disso, muitas piadas com a situação atual do clube alvinegro.

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!