Cadela que atuou em Brumadinho ajuda nas buscas por Lázaro Barbosa

Buscas por Lazaro Caes
Cães auxiliam na busca por assassino suspeito de diversos crimes violentos. (Reprodução/@cbmgo/Instagram + Reprodução/TV Anhanguera)

Uma das cadelas que auxiliou na busca por vítimas do crime da Vale, em Brumadinho, começa a atuar neste fim de semana na operação para localizar Lázaro Barbosa, em Goiás. O homem é suspeito de vários crimes, entre eles a execução de quatro pessoas de uma mesma família, em Ceilândia, no Distrito Federal. Além da border collie chamada Cristal, outros três cães farejadores também apoiam as autoridades policiais na caçada ao assassino.

Na noite desse sábado (19), o Corpo de Bombeiros de Goiás postou uma foto no Instagram na qual mostra o trabalho com os animais dentro da mata onde o criminoso pode ter se escondido. Segundo a corporação, os cães são treinados para identificar o cheiro de pessoas vivas ou mortas.

Em 2019, Cristal – que atua pelo Corpo de Bombeiros de Goiás – foi deslocada para Brumadinho e trabalhou nas buscas por desaparecidos logo nos primeiros dias após o rompimento da barragem da Vale na cidade. Além da border collie, chegaram ao distrito de Girassol nesse sábado dois labradores, um macho e uma fêmea, e um pastor alemão. Todos têm cerca de 3 anos.

Cristal Brumadinho
Cristal e bombeiros goianos que atuaram em Brumadinho na primeira semana após o rompimento de barragem (Corpo de Bombeiros de Goiás/Divulgação)

Os quatro cães são treinados com uma técnica chamada venteio e indicam a presença de pessoas em áreas que exploram. Trata-se da detecção do cheiro pelo ar, sem necessidade de existir uma referência de odor.

Operação para encontrar Lázaro

A caçada a Lázaro já dura 10 dias. Atualmente, cerca de 270 policias de elite das polícias Civil, Militar e Federal atuam na operação, que conta também com helicópteros, drones com visão térmica e equipamentos com visão noturna.

As buscas contam com apoio de equipes de carro, a pé e a cavalo. Na quinta-feira (17), um cão farejador localizou um pano ensanguentado. A polícia acredita que seja uma espécie de torniquete usado por Lázaro. Ele teria se ferido em uma troca de tiros no mesmo dia.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!