Importunação: Candidato a vereador é preso após jovens denunciarem beijo à força

Candidato vereador Anderson Mendonça
Uma das vítimas é uma adolescente, de 17 anos (Reprodução/Anderson Bezerrão Mendonça/Facebook)

Candidato a vereador na cidade de São João Nepomuceno, na Zona da Mata, Anderson “Bezerrão” Mendonça, do PSC, foi preso depois que duas jovens o denunciaram por estupro – uma tem 17 e a outra 19 anos. Elas trabalhavam na campanha do homem, 38, e alegam que ele as beijou à força.

O político foi preso em flagrante e autuado por importunação sexual, nessa quarta-feira (11). Anderson diz que os abusos nunca aconteceram. A defesa dele entrou com um pedido de liberdade provisória, que ainda será avaliado pela Justiça. O PSC afirma que aguarda o desenrolar judicial para tomar as medidas cabíveis.

A denúncia

As duas jovens relataram ter sido contratadas por Anderson para fazer serviços de panfletagem na campanha dele. O homem as teria levado de carro para realização do serviço e, ao longo do dia de trabalho, por iniciativa do candidato, elas beberam algumas cervejas.

Na volta para casa, Anderson teria parado o carro na beira da estrada e tentado beijar uma das vítimas à força. A jovem, de 19 anos, contou aos policiais que tentou resistir, mas não teve capacidade física. Ela ainda relatou que o homem também apalpou as pernas dela.

Em seguida, as vítimas contam que Anderson se virou para o banco de trás, onde estava a adolescente. O então candidato teria puxado a moça pelo braço e começado a beijá-la. A vítima relatou que também tentou resistir, mas não teve força. Anderson também teria segurado a perna dela.

Ainda segundo o relato, as jovens continuaram a resistir e tentaram se defender das investidas do homem. Anderson então teria desistido e seguiu viagem, deixando as duas moças perto de suas casas. As vítimas contaram o acontecido à mãe de uma delas e os policiais foram acionados. Uma das jovens passou mal após o ocorrido e recebeu atendimento médico.

A prisão

Após a denúncia, os policiais foram até a residência de Anderson para procurá-lo, mas ele não estava. A esposa do candidato tentou contatá-lo, mas não obteve sucesso. O homem se apresentou posteriormente à unidade policial. Segundo ele, não houve qualquer parada na estrada e nem abusos.

O homem também reforçou que foi por vontade própria se entregar aos policiais para esclarecer os fatos. Anderson chegou ao local acompanhado de um advogado.

A PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais) informa que foi ratificada a prisão em flagrante do suspeito, que foi encaminhado ao sistema prisional. “Ele foi autuado por importunação sexual, crime previsto no art. 215-A do Decreto Lei 2.848/40. A investigação está em andamento na Delegacia de Polícia Civil de São João Nepomuceno”, declarou por meio de nota ao BHAZ.  

A defesa de Anderson

O advogado de defesa de Anderson, Pedro Augusto Rezende, do Escritório de Advocacia Rezende & Mattosinhos, declarou ao BHAZ que o candidato continua a negar as acusações. “A defesa já está movendo todos os remédios cabíveis para a soltura imediata dele”, afirmou.

O defensor afirma que entrou com o pedido de liberdade provisória nessa quinta-feira (12), mas ainda não foi apreciado. “Na nossa concepção, o Anderson não faz jus a prisão preventiva, tendo em vista que ele não oferece risco nenhum a sociedade. Ele colaborou desde sempre, se apresentou espontaneamente na justiça. Ele é barbeiro em São João há 26 anos”, justifica.

O partido

Segundo Willian Lima de Oliveira, presidente do PSC em São João Nepomuceno, o partido irá aguardar a apuração dos fatos. “Pegou todo mundo de surpresa. Não tem como falar se é verdade ou se é mentira, a gente vai ver o julgamento da Justiça. O PSC está aguardando o desenrolar judicial para tomar as medidas cabíveis”, declarou.

Edição: Roberth Costa
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!