Pesquisar
Close this search box.

Blocos Caricatos se tornam patrimônio imaterial de Belo Horizonte

10/01/2025 às 14h14
Carnaval BH
Blocos Caricatos do Carnaval de Belo Horizonte em 1976. (Reprodução/Autofocus)

Nesta sexta-feira (10), o prefeito em exercício Álvaro Damião sancionou a lei que cria o Programa de Proteção, Incentivo e Valorização dos Blocos Caricatos de Belo Horizonte. A medida reconhece essas manifestações culturais como patrimônio imaterial da cidade e garante apoio financeiro, logístico e institucional aos grupos. Em 2025, o investimento nos desfiles será de R$ 624.721,00, representando, segundo a PBH, um aumento significativo em relação aos últimos anos. 

Os Blocos Caricatos, que surgiram em 1897 durante a construção da capital, além de sua bateria característica, que desfila sobre caminhões, combinam música, dança, teatro e artes visuais em suas apresentações. O número de blocos ativos, no entanto, caiu ao longo das décadas, passando de mais de 120 para apenas nove atualmente.

Juolison Mangabeira, presidente do Bloco Caricato Estivadores do Havaí, celebrou a sanção da lei como um marco histórico: “Estamos falando de 127 anos de história. É a primeira vez que temos um registro legal aqui na cidade. Já tivemos mais de 120 blocos desfilando na Afonso Pena, e hoje somos apenas nove. Essa lei vem dar uma segurança maior, tanto financeira quanto culturalmente, mostrando realmente a grandiosidade do nosso movimento”. Ele destacou ainda a importância da comunidade nos blocos: “A bateria não é formada por profissionais, mas pela comunidade: crianças, jovens e idosos. Oferecemos oficinas de aderecista e percussionista, passando essa cultura de geração em geração”.

Expectativas para o Carnaval 2025

Bárbara, presidente da Belotur, destacou o impacto econômico do evento: “Ano passado, o Carnaval movimentou cerca de R$ 940 milhões. Este ano, pretendemos ultrapassar a marca de um bilhão de reais. É um Carnaval sustentável, com um compromisso rumo a um evento net zero até 2030”.

O prefeito Álvaro Damião reforçou o caráter popular do evento: “O Carnaval de Belo Horizonte é do povo. A Prefeitura organiza, mas é o povo quem faz a festa”.

Carnaval 2025 de BH

De acordo com a PBH, 568 blocos de rua foram cadastrados no Carnaval 2025 e a previsão é de que 624 cortejos agitem as nove regionais da capital mineira. O período oficial da folia em BH será entre os dias 15 de fevereiro e 9 de março de 2025.

O cadastramento de ambulantes interessados em trabalhar no Carnaval 2025 de BH deve ser aberto na primeira semana de fevereiro. A abertura das inscrições deixou os trabalhadores apreensivos nos últimos dias, principalmente após o início dos cadastros em outras cidades, como o Rio de Janeiro, que já iniciou o processo. 

Lavínia Fernandes

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ
[author_socials_links]

Lavínia Fernandes

Email: [email protected]

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ