Nesta sexta-feira (10), o prefeito em exercício Álvaro Damião sancionou a lei que cria o Programa de Proteção, Incentivo e Valorização dos Blocos Caricatos de Belo Horizonte. A medida reconhece essas manifestações culturais como patrimônio imaterial da cidade e garante apoio financeiro, logístico e institucional aos grupos. Em 2025, o investimento nos desfiles será de R$ 624.721,00, representando, segundo a PBH, um aumento significativo em relação aos últimos anos.
Os Blocos Caricatos, que surgiram em 1897 durante a construção da capital, além de sua bateria característica, que desfila sobre caminhões, combinam música, dança, teatro e artes visuais em suas apresentações. O número de blocos ativos, no entanto, caiu ao longo das décadas, passando de mais de 120 para apenas nove atualmente.
Juolison Mangabeira, presidente do Bloco Caricato Estivadores do Havaí, celebrou a sanção da lei como um marco histórico: “Estamos falando de 127 anos de história. É a primeira vez que temos um registro legal aqui na cidade. Já tivemos mais de 120 blocos desfilando na Afonso Pena, e hoje somos apenas nove. Essa lei vem dar uma segurança maior, tanto financeira quanto culturalmente, mostrando realmente a grandiosidade do nosso movimento”. Ele destacou ainda a importância da comunidade nos blocos: “A bateria não é formada por profissionais, mas pela comunidade: crianças, jovens e idosos. Oferecemos oficinas de aderecista e percussionista, passando essa cultura de geração em geração”.
Expectativas para o Carnaval 2025
Bárbara, presidente da Belotur, destacou o impacto econômico do evento: “Ano passado, o Carnaval movimentou cerca de R$ 940 milhões. Este ano, pretendemos ultrapassar a marca de um bilhão de reais. É um Carnaval sustentável, com um compromisso rumo a um evento net zero até 2030”.
O prefeito Álvaro Damião reforçou o caráter popular do evento: “O Carnaval de Belo Horizonte é do povo. A Prefeitura organiza, mas é o povo quem faz a festa”.
Carnaval 2025 de BH
De acordo com a PBH, 568 blocos de rua foram cadastrados no Carnaval 2025 e a previsão é de que 624 cortejos agitem as nove regionais da capital mineira. O período oficial da folia em BH será entre os dias 15 de fevereiro e 9 de março de 2025.
O cadastramento de ambulantes interessados em trabalhar no Carnaval 2025 de BH deve ser aberto na primeira semana de fevereiro. A abertura das inscrições deixou os trabalhadores apreensivos nos últimos dias, principalmente após o início dos cadastros em outras cidades, como o Rio de Janeiro, que já iniciou o processo.