Perdi meu celular no Carnaval de BH 2024: O que fazer?

Saiba o que fazer em caso de perda de celular
Polícia Militar dá dicas de segurança para se correr menos riscos durante o Carnaval (Valter Campanato/Agência Brasil)

O Carnaval de BH 2024 vem com tudo! E, pra evitar dor de cabeça, além da ressaca, é bom tomar algumas medidas básicas pra evitar furtos no meio da multidão. “Mas, e se eu perdi o meu celular, o que fazer?” Pensando nisso, o BHAZ vai te dar dicas de segurança para correr menos riscos durante o Carnaval.

No meio da festa, oportunistas podem aproveitar para furtar carteiras, celulares, documentos ou outros pertences. Por isso, é importante que os foliões se protejam.

Confira abaixo algumas dicas da Polícia Militar para se correr menos riscos durante o Carnaval:

  1. Saia em grupo: o ideal é que os foliões evitem de andar sozinhos ou se deslocarem por lugares isolados e mal iluminados
  2. Evite exposição do celular: o aparelho é alvo de roubos, portanto, escolha um local seguro para usá-lo, quando necessário
  3. Coloque o celular, a carteira e outros objetos no interior das roupas: no meio da multidão, é mais fácil roubar os pertences se estiverem no bolso, em bolsas ou lugares de fácil acesso
  4. Leve somente o necessário: evite sair com joias, relógios ou similares, pois são objetos que chamam a atenção para furtos e roubos. Carregue consigo documento de identificação, um cartão de compras ou apenas a quantia em dinheiro que planeja gastar
  5. Em casos de briga generalizada, preste atenção nas vias de fuga e saídas de emergência
  6. Fique de olho em esbarrões e empurrões: esses são atos comuns em blocos de rua ou grande aglomeração de pessoas, pois pode ser o “modos operandi” de autores de furto. Com a confusão na multidão, oportunistas se aproveitam para furtar pertences
  7. Caso verifique alguma atitude suspeita, acione os policiais
  8. Não reaja: mantenha a calma e preserve sua vida, pois ações bruscas surpreendem os infratores e podem levá-los a agir de forma agressiva. Acione e Polícia Militar assim que possível

O que fazer se o celular for roubado?

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) orienta a pessoa que perdeu ou teve o celular furtado a adotar uma série de práticas imediatamente após o ocorrido. As medidas ajudam a evitar dores de cabeça futuras, como processos judiciais para tentar reaver valores subtraídos de contas ou empréstimos indevidos.

  1. Apagar os dados de forma remota
  2. Bloquear o celular
  3. Comunicar a perda ao banco
  4. Comunicar à Polícia Militar
  5. Altere todas as suas senhas

Abaixo explicamos como fazer cada uma das ações e acrescentamos ainda os pontos possíveis de se encontrar o seu celular e documentos caso alguém tenha os encontrado perdidos na folia de BH.

Apagar os dados do celular de forma remota

Antes de se bloquear o aparelho, é indicado que o proprietário remotamente acesse o sistema operacional e apague todos os dados do celular.

Para isso, é preciso que o mecanismo de localização do dispositivo esteja ativado.

Aparelhos Android podem acessar o smartphone pelo aplicativo Encontro Meu Dispositivo, do Google, enquanto celulares iOS podem fazer o serviço pelo iCloud.

App Celular Seguro

Quem teve o celular roubado também pode bloquear o aparelho por meio do aplicativo Celular Seguro, do Governo Federal. A ferramenta permite que o proprietário acione um “botão de emergência” à distância para impedir o acesso de criminosos a aplicativos financeiros e dados pessoais.

Após baixar o aplicativo ou acessar o site, é preciso fazer o login por meio da conta gov.br. O usuário deverá cadastrar seu aparelho informando o número, marca e modelo. Pode ser registrado mais de um dispositivo, mas a linha deve estar cadastrada no CPF do usuário.

O sistema permite o cadastro de uma ou mais pessoas de confiança, que poderão auxiliar criando ocorrências em nome do usuário. Em caso de perda ou roubo, o usuário ou a pessoa de confiança poderá registrar uma ocorrência por meio do site ou do aplicativo.

Bloquear o celular

A forma mais fácil de bloquear o aparelho é ligar para a operadora e informar o número do IMEI (número de identificação internacional do dispositivo móvel).

Para isso, é importante deixar anotado o número em locais seguros. Ele está disponível na caixa do smartphone, na bateria e/ou na bandeja onde se coloca o chip. Outro modo de saber o número do IMEI é digitar *#06# na tela do celular.

Outra forma de bloquear o celular é acionando a Polícia Civil, que possui um sistema próprio para bloqueio.

Uma dica: sempre use uma senha no celular e prever o bloqueio da tela em 30 segundos ou menos.

Comunicar ao banco a perda do celular

Faça contato com todos os bancos que você têm aplicativos instalados no celular e peça o bloqueio temporário das contas e dos cartões.

Uma dica: coloque limite para as suas transações por PIX.

Comunicar à Polícia Militar

É preciso registrar boletim de ocorrência para que se possa comprovar caso alguém use seus documentos e cartões. Em Minas Gerais, é possível fazer o registro na Delegacia Virtual MG, serviço da Polícia Civil (saiba como fazer o registro do boletim de ocorrência online).

Altere todas suas senhas

Outra medida a ser tomada depois de todos os acionamentos é a mudança de senha das redes sociais (Instagram, Facebook, Tik Tok) e dos emails. Tais alterações podem ser feitas virtualmente em cada aplicativo.

Como encontrar celular roubado?

Adotou todas as dicas de segurança e ainda teve o celular furtado no Carnaval? A Polícia Militar diz que o primeiro procedimento é não reagir. “O que a gente tem que resguardar é a vítima e a integridade física dela. Se a vítima reage e demonstra qualquer atitude brusca, ela deixa o infrator nervoso”, explica a tenente Gisele Couto.

O indivíduo deve acionar a Polícia Militar de imediato, principalmente se tiver identificado as características do infrator, para que os policiais acionem o rastreamento dele. Se o dono do celular estiver com o localizador do aparelho ativado e o número de IMEI em mãos, a corporação também consegue rastrear o aparelho.

Como encontrar documentos perdidos em BH no Carnaval

Outros pertences facilmente perdidos em aglomerações, como os grandes blocos do Carnaval, são os documentos de identificação. Para encontrar, a tenente Gisele Couto orienta que o indivíduo vá até os postos da Polícia Militar.

“Geralmente, as pessoas encontram e deixam nos postos. Depois disso, tem que fazer o registro desse extravio para garantir que o documento não vá ser usado de maneira indevida”, aconselha a tenente.

Ao se deparar com uma emergência, acione a Polícia Militar através do 190 e denuncie. O indivíduo pode registrar algumas ocorrências por meio da Delegacia Virtual, como acidentes de trânsito sem vítima, desaparecimento de pessoa, furto, vias de fato/agressão, perda de documentos e objetos, entre outras.

Edição: Pedro Rocha Franco
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!