Folia em BH atrai turistas de cidades que têm festas tradicionais de Carnaval

Foliões de cidades tradicionais do Carnaval e fora do estado vêm para BH (Reprodução/Arquivo pessoal)

Nos últimos anos, o Carnaval de BH ganhou força com um movimento que começou de forma coletiva, que veio das ruas. Os dias de festa na cidade irão desta vez mais de 500 mil turistas. E tem muita gente saindo de cidades como Diamantina e Ouro Preto – tradicionais polos da folia – para aproveitar a programação na capital mineira.

A reportagem do Bhaz conversou com turistas que garantem: o Carna Belô já é sucesso em todo Brasil!

De Diamantina para BH

Pela primeira vez, Susilane Pereira passará o Carnaval em BH. Ela sempre preferiu o interior, mas tinha curiosidades em saber como é a folia na capital mineira. “Ano passado já estava com vontade de ir para BH, mas optei por mais um ano na cidade histórica (Diamantina). Aí este ano, decidi passar na capital com minhas amigas”.

Ela conta que escolheu a cidade porque as amigas que já passaram por aqui, aprovaram. “Há diversas opções para podermos curtir o Carnaval. A gente não fica presa a ter que ir a um só lugar. Temos opções. E muitas! A programação está excelente”.

A expectativa é grande e Susilane espera por muita diversão. “Vou sair do Carnaval de Diamantina, na qual já sou veterana, para um Carnaval na capital, em que tudo vai ser novidade. Espero que esses cinco dias de folia, sejam bem alegres, divertidos, com bastante risadas e sem confusão entre os foliões”.

Susilane Pereira e seus amigos nos Carnavais de 2013 e 2015 em Diamantina
Susilane Pereira e seus amigos nos Carnavais de 2013 e 2015 em Diamantina (Reprodução/Arquivo pessoal)

Bethânia já participou da folia na capital em 2015 e gostou. Agora em 2017, resolveu voltar. “Vou com mais uma amiga daqui (Diamantina) e as outras já moram em BH. Isso acabou facilitando também, porque Carnaval é legal passar com turma! E a maioria dos meus amigos resolveu ficar em BH esse ano”.

Outra questão que pesou, foi o Carnaval ser gratuito na cidade. “BH é um Carnaval relativamente barato e tem várias opções. É bem eclético”.

Ouro Preto também perde foliões para BH

Uma das cidades históricas mais conhecidas do Brasil e com um Carnaval igualmente famoso, Ouro Preto também perdeu espaço diante da folia belo-horizontina. Matheus Ibraim curtiu os dias de festa ano passado na capital e voltou esta semana. “Resolvi sair de Ouro Preto para diversificar mesmo. Fiquei um pouco enjoado do Carnaval daqui e soube de muita gente que o Carnaval de Belo Horizonte estava ficando muito bom. Esta será minha segunda vez”.

Matheus destaca que um dos fatores que o trouxe de volta a BH é o fato de ser um Carnaval mais democrático. “Lá em Ouro Preto, principalmente para jovens, fica resumido a festas de república ou blocos pagos. São caros, nas repúblicas é preciso comprar o pacote na grande maioria das vezes. E em BH não, você pode participar de graça.”

Turistas vêm de fora do Estado para curtir a folia

E a festa não fica restrita somente a turistas mineiros. Pessoas de outros estados também estão empolgadas para pular Carnaval em BH. O Ricardo Morais, por exemplo, saiu de São Paulo para cair na folia em terras mineiras.

“Já vim várias vezes a BH para passear e também à trabalho. Para o Carnaval é a primeira vez, vim com minha esposa que também é apaixonada pelo Carnaval de bloquinhos. Quando estava na universidade, já passei o Carnaval em Tiradentes, São João e Pompéu, mas é outro estilo e nem curto mais.”

Ricardo Morais e Mirelli Oliveira passaram o Carnaval do ano passado na Vila Madalena
Ricardo Morais e Mirelli Oliveira passaram o Carnaval do ano passado na Vila Madalena, em São Paulo (Reprodução/Arquivo pessoal)

Vitória, no Espírito Santo, pode não ser conhecida nacionalmente por seu Carnaval, mas trouxe foliões animados para BH. Paula Salgado passa pela terceira vez seguida os dias de festa na capital mineira. “Resolvi passar o cCarnaval aqui em Belo Horizonte por ser mais barato e mais acessível para mim. Além do que, meus amigos vieram passar aqui também”. Ela aguarda pela folia e quer muita diversão todos os dias. “Espero que seja muito animado! Todo ano está cada vez melhor e está atraindo mais gente, o que só tende a melhorar”.

Júlia Almeida e Paula Salgado no Carnaval de BH ano passado
Júlia Almeida e Paula Salgado no Carnaval de BH ano passado (Reprodução/Arquivo pessoal)

E tem gente vindo de mais longe para curtir os blocos. Amanda Bastos saiu de São Luís do Maranhão para aproveitar na capital mineira. “Tenho grandes amigos que moram aqui em BH e também vim pela variedade de festas que existem no Carnaval, de blocos a ‘festivais’ de música eletrônica como o Sunflower”.

É a primeira que ela vem para a folia em Minas Gerais e está muito animada. “Espero festas de qualidade com muita gente bacana, organização, opções para todos os gostos e muita curtição”.

Amanda Bastos e suas amigas no Carnaval do ano passado, em Luís Correia, no Piauí
Amanda Bastos e suas amigas no Carnaval do ano passado, em Luís Correia, no Piauí (Reprodução/Arquivo pessoal)
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!