PM não descarta ‘uso de força progressiva’ para dispersar foliões no Santa Tereza a partir das 19h

Divulgação/FlickrPBH – Divulgação/Agência Minas – Divulgação/FlickrPBH

A Polícia Militar (PM) confirmou, nesta quarta-feira (22), que o horário máximo para a realização de festas de Carnaval no Santa Tereza, na Zona Leste de Belo Horizonte, neste ano é às 19h, a exemplo das últimas folias. Quando chegar ao limite estabelecido, os carnavalescos começarão a receber orientações para deixar o bairro e o “uso de força progressiva” não está descartado. Em 2013, a região foi palco de confusão entre foliões e militares.

A informação foi divulgada em uma entrevista coletiva durante a manhã. O encontro contou com a participação do diretor de atividades operacionais da corporação, coronel Mauro Alves, e do chefe do Comando de Policiamento da capital, coronel Winston Costa. Também estavam presentes os comandantes das regiões da capital.

À frente do 16º batalhão, que atente ao Santa Tereza e adjacências, o tenente coronel Welerson Conceição Silva esclareceu que o fim da folia mais cedo atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre os moradores da região e o poder público justamente após a confusão de quatro anos atrás.

Divulgação/PBH/Flickr

O encerramento antecipado – em outras partes de BH a folia acaba às 23h – ocorre há dois anos. Isso porque, em 2013, houve confusão entre foliões e policiais militares que tentavam colocar fim ao som do batuque nas proximidades do tradicional Bar do Orlando. Na época, frequentadores registraram a ação da Polícia Militar e divulgaram os vídeos com denúncias de abuso nas redes sociais.

“Os organizadores dos blocos é que decidiram o horário para a festa começar. Eles entendem que o encerramento está marcado para às 19h. Os policiais foram orientados a dispersar a população orientando as pessoas. Mas o uso de força progressiva não é descartado”, disse. “Uma boa orientação é para que as pessoas procurem se divertir perto de blocos onde moram, o que facilita o retorno para casa e ajuda na dispersão natural da multidão. As pessoas que não gostam de Carnaval também precisam ser respeitadas”, pondera o comandante.

Veja o vídeo da confusão ocorrida em 2013 no Santa Tereza:

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!