‘Garotas Applicadas’: Associação oferece capacitação gratuita para alunas da rede pública de Minas

computador
Projeto vai iniciar ainda neste mês (FOTO ILUSTRATIVA: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Uma organização sem fins lucrativos oferece um projeto para ensinar noções de empreendedorismo e programação para alunas que estudam em escolas públicas de Minas. O “Garotas Applicadas” tem o objetivo de promover encontros de desenvolvimento pessoal e é oferecido pela Avec (Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura).

O projeto está previsto para começar ainda na primeira quinzena de agosto e ainda há vagas. O BHAZ conversou com Caroline Santos, integrante da Avec, que falou mais sobre o Garotas Applicadas. “A primeira edição foi em 2019 e pensada para atender o objetivo cinco da ONU (Organização das Nações Unidas), que é alcançar a igualdade de gênero”.

“As áreas de tecnologia e ciências exatas são pouco ocupadas por mulheres. O nosso objetivo é incentivar as meninas a recorrer a estas carreiras. Queremos incentivar os estudos e ações para uma ação coordenada”, destacou. Para que tudo isso aconteça, o projeto é dividido em quatro etapas:

  • Roda de conversa com mulheres inspiradoras – mulheres que enfrentaram desafios na escolha e construção da própria vida profissional vão conversar com as participantes
  • Programação – conceitos básicos apresentados por profissionais programadores de forma clara e acessível
  • Empreendedorismo – para desenvolver a atitude empreendedora, a liderança e a elaboração de um projeto próprio
  • Desenvolvimento pessoal – encontros com psicólogas que têm o objetivo de motivar e promover reflexões sobre identidade, autoestima e vínculos afetivos
avec
Projeto está previsto para começar na primeira quinzena de agosto (Reprodução/Avec)

Quem pode participar

Devido à pandemia de Covid-19, o projeto vai acontecer de forma online e totalmente gratuito. Podem participar, meninas do 9º ano do ensino Fundamental e do ensino Médio de escolas públicas de Mians Gerais.

As interessadas precisam preencher um formulário disponível no portal da Avec. Uma equipe vai entrar em contato com a estudante interessada para obter a permissão juntamente com o responsável por ela.

Edição: Giovanna Fávero
Vitor Fórneas
Vitor Fórneasvitor.forneas@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde maio de 2017. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Comentários