Estudantes de escolas estaduais de Minas Gerais têm até sexta-feira (5) para se inscrever no projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento. O programa, oferecido pelo Governo de Minas, dá bolsas para intercâmbio estudantil cobrindo todas as despesas. O intercâmbio permite estudar o 2º ano do ensino médio em vários países. As inscrições são feitas por meio de um formulário disponível neste link.
Quem pode participar
O projeto é voltado para estudantes do 1º ano do ensino médio em Tempo Integral (Emti) de 112 escolas estaduais que foram pioneiras nesse tipo de ensino. Para ver a lista de escolas participantes e seus municípios, clique [aqui](URL da lista).
Vagas disponíveis
Há 90 vagas disponíveis no total: 50 para escolas de diversas regiões do estado e 40 para escolas estaduais em Ibirité, onde a Fundação Helena Antipoff (FHA) administra o projeto, iniciado como um piloto há seis anos na Escola Sandoval Soares de Azevedo.
Sobre o intercâmbio
Os estudantes terão a chance de morar fora do Brasil por um ano, cursando o 2º ano do ensino médio, e aprender sobre diferentes culturas e idiomas. Essa experiência enriquece o currículo dos participantes quando retornam para completar o 3º ano no Brasil.
Os estudantes selecionados irão para o país de destino em 2025, divididos entre o primeiro e segundo semestres. Além das matérias regulares, terão aulas de inglês e espanhol básico.
Cobertura das bolsas
As bolsas de estudo cobrem todas as despesas, como custos pessoais, passagem aérea, moradia, seguro saúde e taxas escolares internacionais, conectando os estudantes de Minas Gerais com o mundo.
Critérios de inscrição: Para se inscrever, os alunos devem:
- Não ter sido reprovados na escola
- Participar ativamente das atividades escolares e extracurriculares
- Ter uma frequência acima de 75% no ano anterior
- Ter uma média de notas acima de 70
Os destinos incluem Itália, França, Suíça, Alemanha, Finlândia, Bélgica, Japão, Canadá, Estados Unidos, Argentina, entre outros. Veja o regulamento do projeto [aqui](URL do regulamento). O projeto é coordenado pela Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em parceria com a FHA, com um investimento total de R$ 6,3 milhões. É uma ampliação do projeto Cidadão Global, iniciado na Escola Sandoval Soares de Azevedo, parte da FHA em Ibirité.
Resultado das inscrições
Os resultados serão divulgados em 19/7 nos sites da SEE/MG e FHA, além dos murais das escolas participantes e enviados por e-mail para os inscritos. Para outras informações, envie um e-mail para [email protected].
Com Agência Minas