Evento gratuito tem oportunidades de trabalho e capacitação para mulheres negras

Mulheres negras poderão inscrever-se em evento até dia 13 de abril
Interessadas poderão se inscrever no evento até o dia 13 de abril (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Potências Negras Mulheres, maior evento de carreira voltado para mulheres negras, já tem data marcada: será no próximo dia 13 de abril. O evento online e gratuito acontecerá das 9h às 18h, com o objetivo de empoderar mulheres negras e conectá-las com uma jornada de desenvolvimento pessoal e de carreira. Haverá ainda a oferta de vagas de trabalho e oportunidades de recolocação e crescimento no mercado de trabalho.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site (acesse aqui). A expectativa é reunir 15 mil participantes no evento, que conta com uma programação recheada de palestras, conversas e atrações culturais.

A jornada Potências Negras é uma cocriação da Escola Profissas e de Ana Minuto, especialista em diversidade e inclusão com mais de 25 anos de experiência.

No palco virtual estarão referências negras como Karen Santos, CEO da UX para Minas Pretas, Ana Minuto, especialista em Diversidade Étnico-racial, a diretora de experiências da Profissas Sônia Lesse, entre outras. Para a realização do evento, as organizadoras uniram-se a grandes marcas como Tim, Labenu, Will Bank, Raízen, Randstad e Itaú.

As inscritas poderão conversar com as empresas presentes no evento e se candidatarem a centenas de vagas de trabalho e oportunidades de carreiras exclusivas divulgadas durante o encontro. Além disso, receberão certificado de participação para impulsionar o LinkedIn. O conteúdo do Potências Negras Mulheres será disponibilizado por 30 dias.

Potências Negras Mulheres

A organizadora do evento de carreiras, Ana Minuto, contou um pouco mais da finalidade do Potências Negras Mulheres. “O evento tem como objetivo trazer e contar histórias de pessoas que conseguiram alcançar seus objetivos profissionais, inspirando as mulheres participantes a não desistir de seus sonhos”, conta.

“O meu desejo é fazer com que elas enxerguem novas perspectivas e possibilidades de ascensão na carreira, preenchendo vagas nas áreas que desejam e movimentando a economia do nosso país”, finaliza Ana. Sônia Lesse, diretora de experiências na Profissas, explica que o encontro proporcionará discussões sobre como formar mulheres negras potentes, oferecendo a elas acesso a oportunidades reais.

“Sabemos que a luta pela igualdade racial e de gênero no mercado de trabalho não é de hoje. E, independente da área de atuação, sabemos que as oportunidades são mais difíceis para mulheres negras. Mesmo ganhando importantes espaços nas últimas décadas, ainda há muito a ser melhorado. Com o Potências Negras Mulheres, queremos fazer com que as participantes se reconheçam como potências, discutindo vieses inconscientes e crenças limitantes que as sabotam na vida pessoal e profissional”, explica Sônia.

Desigualdade no mercado

Em 2020, foi realizada a pesquisa “Potências (in)visíveis: a realidade da mulher negra no mercado de trabalho”, um levantamento feito no Brasil sobre o tema de inclusão racial e de gênero no mundo corporativo. De acordo com o estudo, “apesar de representarem a maior força de trabalho no país, a população negra segue sub-representada no mundo corporativo”.

Ainda segundo a pesquisa, as mulheres negras são 28% da população brasileira. Juntos, homens e mulheres negras representam 54,9% da força de trabalho do Brasil e 57,7 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Entretanto, representam também grande parte entre os profissionais desocupados e subutilizados.

Mesmo nas companhias que possuem ações afirmativas de inclusão racial, os cargos de maior destaque na hierarquia são ocupados por brancos e grande parte dos cargos para pessoas negras são para assistentes ou analistas juniores.

Outro dado importante revela que 72% das mulheres negras não foram lideradas por outras mulheres negras nos últimos cinco anos de trabalho. De todas as mulheres entrevistadas, nenhuma é CEO. Além disso, somente 3% delas são gerentes e 2% ocupam posição de diretora.

Sobre a Jornada

O Potências Negras Mulheres é uma uma jornada de desenvolvimento com foco na população preta e parda, cocriada por Ana Minuto e Escola Profissas. A trilha começou em março de 2021 com o Summit, e segue com conteúdos mensais e experiências criadas especialmente para a comunidade.

Somente em 2021, as ativações do Potências Negras impactaram mais de meio milhão de pessoas e empoderaram um número superior a 40 mil nas iniciativas.

Edição: Giovanna Fávero
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!