Governo autoriza contratação de 234 mil profissionais para Censo 2020 do IBGE

Divulgação/IBGE

O secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Antônio Spencer Uebel, autorizou a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entidade vinculada ao Ministério da Economia, a contratar, 234.416 (duzentos e trinta e quatro mil quatrocentos e dezesseis) profissionais, por tempo determinado, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

Os profissionais poderão ser contratados a partir de janeiro de 2020 para atuar no Censo Demográfico 2020.

A portaria datada de 2 de maio foi publicada nesta segunda-feira (6), no Diário Oficial da União.

O profissionais serão recrutados mediante aprovação dos candidatos em processo seletivo simplificado. Uebel diz que o prazo para publicação do edital de abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado será de até seis meses, ou seja, até novembro, no máximo.

Os valores das remunerações ainda não foram divulgados. O prazo de duração dos contratos deverá ser de até um ano, sendo possível sua prorrogação.

Confira os cargos e o número de vagas:

FunçãoQuantidade
Coordenador Censitário de Subárea 1600
Coordenador Censitário de Subárea 2850
Agente Censitário Operacional1.760
Supervisor (call center)4
Agente Censitário Municipal6.100
Agente Censitário Supervisor23.578
Codificador Censitário120
Recenseador196.000
Supervisor PA1.304
Recenseador PA4.100
Total234.416

Fonte: Imprensa oficial

O que é o Censo ?

O censo feito pelo IBGE é considerada a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos.

O Questionário Básico da pesquisa investiga informações sobre características dos domicílios (condição de ocupação, número de banheiros, existência de sanitário, escoadouro do banheiro ou do sanitário, abastecimento de água, destino do lixo, existência de energia elétrica etc.); emigração internacional; composição dos domicílios (número de moradores, responsabilidade compartilhada, lista de moradores, identificação do responsável, relação de parentesco com o responsável pelo domicílio etc.); características do morador (sexo e idade, cor ou raça, etnia e língua falada, no caso dos indígenas, posse de registro de nascimento, alfabetização, rendimento mensal etc.); e mortalidade.

O primeiro recenseamento da população do Brasil foi feito em 1808, visando atender especificamente a interesses militares, de recrutamento para as Forças Armadas.

Coleta feita a cada 10 anos

Realizado a cada 10 anos, o Censo Demográfico tem abrangência nacional. Ele apresenta dados detalhados sobre a população brasileira, que são divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões, Regiões Metropolitanas, Municípios, Distritos, Subdistritos e Setores Censitários.

A última edição do Censo foi realizada em 2010. O IBGE estima que, desde então, a população tenha aumentado em cerca de 10,4%.

Com Imprensa Oficial e Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!