Mais de 100 vagas! Sesc Minas oferece cursos gratuitos de Coral, Dança e Orquestra

cursos gratuitos sesc
As aulas de todos os cursos serão ministradas a partir do dia 7 de fevereiro de 2022 (Sesc Minas/Divulgação)

Com o objetivo de levar arte e cultura às crianças e jovens de BH e da região metropolitana, o Sesc Minas está com 101 vagas abertas para cursos de Coral, Dança e Orquestra de Câmara na capital, todos gratuitos. Os interessados devem se inscrever até o dia 3 de dezembro (veja abaixo).

As aulas de todos os cursos serão ministradas a partir do dia 7 de fevereiro de 2022. Os encontros do Coral e da Orquestra acontecerão no Sesc Palladium, localizado no Centro de BH. Já para os alunos do Núcleo de Formação em Dança, as aulas serão realizadas no Sesc Cenário, que fica no bairro São Francisco, na região da Pampulha.

Os alunos aprovados terão direito a vale-transporte e lanche. Cada modalidade de curso é destinada para uma faixa etária específica. Todas as informações estão disponíveis no edital.

Canto Coral

Para este curso, são oferecidas seis vagas para jovens de 15 a 18 anos. As aulas serão ministradas das 18h às 20h, nas segundas e terças-feiras, no Sesc Palladium. A inscrição deve ser feita por meio de formulário.

Apresentação do coral jovem do Sesc (Sesc Minas/Divulgação)

Núcleo de Formação em Dança

O Núcleo de Formação em Dança é um curso com duração de três anos e promove a formação básica em dança a partir da experiência educativa, teórica e prática dos saberes específicos das danças clássica, moderna, contemporânea, urbanas e populares brasileiras.

As aulas de dança são voltadas a crianças de 9 a 12 anos e serão ministradas das 14h às 17h, no Sesc Senário. Para esta modalidade de curso, há 40 vagas disponíveis para as turmas de terças e quintas-feiras ou segundas e quartas-feiras.

A inscrição deve ser feita por meio de formulário.

Turma de aprofundamento

A turma de aprofundamento em dança do Núcleo de Formação em Dança tem como objetivo promover a continuidade dos estudos em dança. É destinada, preferencialmente, para alunos (as) egressos (as) no curso básico do Núcleo de Formação em Dança e, pode atender, também, adolescentes com alguma experiência em dança, que tenham interesse e habilidade na área.

Esta modalidade oferece 20 vagas a crianças e jovens de nove a 16 anos, egressos da Formação Básica do Núcleo de Formação em Dança, ou não egressos de 13 a 16 anos. O horário das aulas é de 15h às 17h, nas segundas e quartas-feiras.

A inscrição deve ser feita por meio de formulário.

Podem se inscrever egressos do curso básico ou jovens com experiência em dança (Sesc/Divulgação)

Orquestra de Câmara

A Orquestra de Câmara é formada pelo violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O curso oferece 35 vagas a crianças de 10 a 14 anos. Em entrevista, o maestro vai conhecer os candidatos e avaliar qual o instrumento mais indicado para cada um. Os alunos não precisam ter os instrumentos, eles serão cedidos pelo Sesc.

As aulas do primeiro e segundo semestre de 2022 acontecem de 7h30 às 11h30, nas segundas, terças e quintas-feiras; ou de 14h às 18h, nas segundas, terças, quartas e quintas-feiras. Todas elas serão ministradas no Sesc Palladium. A inscrição deve ser feita por meio de formulário.

Para o maestro da Orquestra, Eliseu Barros, a música é fundamental para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à socialização de crianças e adolescentes. “Nosso desejo é de que cada vez mais jovens possam contar com a música para enfrentar os desafios da vida”, disse.

Larissa Reislarissa.reis@bhaz.com.br

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog.

Comentários