Transporte escolar e de aplicativo: PBH abre inscrições para capacitação de motoristas para atuação profissional

Motorista
Programa contao com palestras e cursos para motoristas do transporte escolar e aplicativos (Amanda Dias/BHAZ)

As inscrições para os cursos do programa “Emprega BH no Transporte”, que busca capacitar motoristas para atuação profissional na capital mineira, já estão abertas. Quem quiser participar do curso online de motorista de aplicativo tem até 25 de maio para preencher uma das 20 vagas, enquanto as inscrições para o curso de motorista de transporte escolar vão até 3 de junho.

A iniciativa é ofertada pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) para as pessoas cadastradas nas políticas de assistência social ou no Sine (Sistema Nacional de Emprego) municipal.

Entre maio e dezembro, a prefeitura vai oferecer os cursos de capacitação e/ou qualificação profissional, buscando viabilizar a inserção no mercado de trabalho de pessoas em estado de vulnerabilidade social.

Como funciona?

O programa “Emprega BH no Transporte” vai contar com palestras e cursos para motoristas do transporte escolar e aplicativos; habilitação para motoristas que desejam mudar de categoria; cursos de assistente administrativo com foco em logística; ajudante de carga e descarga de mercadoria; e mulheres no transporte público.

Segundo a PBH, os cursos e palestras ocorrerão de forma online, híbrida e presencial, a depender da categoria. Serão 1.360 vagas no total, sendo 1,2 mil no formato virtual e 160 de forma híbrida.

A iniciativa é promovida por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) –, em parceira com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).

Inscrições

As inscrições devem ser feitas nas unidades do SINE BH e dos serviços socioassistenciais executados nos CRAS, nos CREAS, nos Centros Pop, no CRJ, no CRLGBT, e nas Unidades de Acolhimento Institucional e Familiar.

O atendimento no SINE deve ser agendado no portal da PBH, neste link. Confira os endereços dos Sines da capital:

SINE BH Resolve: Rua dos Caetés, 342, Centro
SINE Barreiro: Rua Barão de Coromandel, 982, Barreiro
SINE Venda Nova: Rua Padre Pedro Pinto, 1055, Venda Nova

Edição: Roberth Costa
Sofia Leãosofia.leao@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduanda em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

Comentários