Programa de inclusão da TIM tem vagas para pessoas trans e bolsas de estudo na graduação

TIM
Oportunidades são para trabalhar em lojas e no call center da empresa (TIM/Divulgação)

A TIM já abriu as inscrições para o novo programa de qualificação e inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho, o Transforma TIM. A iniciativa oferece vagas em lojas e no call center da empresa de telefonia, além de disponibilizar bolsas de estudo de 100% na graduação para as pessoas contratadas.

As oportunidades para o call center da empresa são em modalidade remota, enquanto as vagas presenciais são para lojas em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O Transforma TIM é uma parceria da telefônica com a consultoria Transcendemos e a edtech Ampli.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro, neste link. Para participar do processo seletivo, basta apenas ter completado o ensino médio.

De acordo com a TIM, as pessoas que não forem contratadas serão indicadas para oportunidades no parceiro comercial de televendas e também farão parte do banco de talentos LGBTI+ da empresa de telefonia.

“Diversidade é uma riqueza e não um problema. Devemos olhar para talentos trans como força, como potência. São profissionais que vão trazer novas visões de mundo e diferentes experiências de vida aos times da TIM”, defende Gabriela Augusto, diretora fundadora da Transcendemos.

Inclusão

A iniciativa é impulsionada pelo Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, reforçando a importância da ação afirmativa de empregabilidade para uma comunidade que enfrenta dificuldades para sobreviver.

“É uma realidade que nos impacta, mas – ao mesmo tempo – nos motiva a buscar soluções para transformá-la”, comenta Giacomo Strazza, Head de Desenvolvimento, Educação e Inclusão no RH da TIM.

“No ano passado, aderimos ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e estamos focados na inclusão e na ampliação de da representatividade de pessoas LGBTI+ no mercado de trabalho”, completa o responsável.

Bolsas de estudo

A TIM se juntou à Ampli para potencializar a carreira das pessoas trans, promovendo mais acesso à educação. O programa oferece bolsas de estudo em cursos de graduação à distância para aqueles que forem contratados no processo.

A empresa reforça que, de acordo com dados da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), cerca de 0,02% das pessoas trans do Brasil estão na universidade.

“Estamos muito felizes em poder, junto à TIM, ajudar a mudar a realidade das pessoas trans ao
oferecer educação de qualidade, de forma acessível e flexível, contribuindo para o desenvolvimento
profissional e inserção no mercado de trabalho”, diz Leonardo Queiroz, vice-presidente de Crescimento da Kroton, empresa da qual a Ampli faz parte.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!