‘Se candidate, mulher!’: Startup oferece 500 vagas para curso de capacitação gratuito destinado a mulheres negras

se candidate mulher
A iniciativa tem o objetivo de melhorar o desempenho de mulheres em processos seletivos, aumentando sua empregabilidade (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Unsplash)

Uma startup brasileira está com mais de 500 vagas abertas para o programa “Carolinas”, que tem o objetivo de promover a empregabilidade de mulheres negras. A iniciativa é gratuita e as inscrições devem ser feitas entre os dias 8 e 14 de novembro através de um formulário (o link para se candidatar será indicado nesta matéria durante o período de inscrições).

Para se candidatar, a interessada precisa se autodeclarar negra, estar desempregada e estar cursando algum curso de graduação ou já ter uma graduação concluída, independente da área. Caso haja um grande número de inscrições, serão selecionadas as 500 primeiras que se encaixarem nos pré-requisitos.

Inspirado em Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do Brasil, o programa “Carolinas” oferece capacitação profissional através de aulas específicas para desenvolver habilidades técnicas e interpessoais. Ao fim do percurso, é esperado que essas mulheres estejam aptas a terem sucesso em processos seletivos.

A ação, que pertence à startup Se Candidate, Mulher!, já impactou diretamente mais de 15 mil mulheres no Brasil e alcança meio milhão de pessoas por mês. Ela tem o apoio de grandes empresas, como Méliuz, Heineken, Trybe, Pipefy e Vertico.

‘Mulheres mais preparadas’

De acordo com Jhenyffer Coutinho, fundadora da Se Candidate, Mulher!, o objetivo da capacitação é impulsionar mulheres negras para que elas consigam se recolocar no mercado de trabalho. Ela explica que as participantes aprendem a construir um currículo estratégico, além de técnicas para ir bem em entrevistas de emprego.

“Independente da área de atuação, sabemos que as oportunidades são mais difíceis para mulheres negras. Nosso propósito é promover a equidade de gênero nas empresas por meio da inclusão de mulheres, capacitando as mesmas em todo o processo de candidatura a uma vaga de emprego”, afirma.

“Nosso desejo é fazer com que as mulheres sintam-se mais preparadas ao se candidatarem às vagas de emprego ou promoção que quiserem, enfrentando com confiança os desafios impostos pelas diferenças de cor e gênero”, enfatiza Jhenyffer.

As participantes terão aulas com os temas “Dificuldades e Oportunidades das mulheres negras no mercado de trabalho”, “Síndrome do Impostor”, “Elaboração de currículo”, “LinkedIn” e “Comunicação e Oratória”. Elas serão ministradas entre os dias 17 e 30 de novembro.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!