Startup oferece bolsas em cursos de tecnologia para pessoas de baixa renda

vagas tecnologia
Cursos de programação serão 100% online (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Unsplash)

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior revelou que 70% dos estudantes brasileiros que se formaram no ensino médio não ingressaram em uma faculdade por falta de dinheiro. Pensando nisso, a empresa de educação digital Awari lançou um programa de bolsas de estudos com garantia de contratação para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

As vagas são para os cursos de Data Science, UX/UI Design, Web Development e Product Management. Além das aulas 100% gratuitas, o selo “Garantia de Emprego” da empresa ainda assegura que todos os participantes devam ingressar na profissão em até seis meses após o curso. 

Para concorrer à bolsa de estudos, os interessados devem ter mais de 18 anos, acesso à internet, renda inferior a R$1,5 mil mensais e interesse em atuar na área. Além disso, o processo seletivo ainda demanda a realização de uma prova de lógica e um desafio prático.

As inscrições devem ser feitas no site da Awari até a primeira semana de outubro. As aulas começam na segunda semana do mesmo mês.

Ampliar o acesso à educação

Para o CEO da empresa, Fábio Muniz, iniciativas como essa podem mudar a vida de pessoas que não possuem renda suficiente para dar continuidade aos estudos.”Eu sei, pessoalmente, a diferença que uma bolsa de estudos faz na vida das pessoas. Fui bolsista durante toda minha trajetória escolar, e isso me abriu muitas portas”, diz.

Em um primeiro momento, a empresa vai investir cerca de R$ 2 milhões de reais na implementação dos cursos e no projeto de inserção desses alunos no mercado de trabalho. Em formato totalmente remoto, os cursos contam com aulas ao vivo, plantão de dúvidas, palestras exclusivas e mentoria individual com profissionais experientes com passagens por empresas renomadas como Apple, Disney, Nubank, Rappi, IBM, e Hospital Sírio-Libanês.

Os cursos com Garantia de Emprego também são abertos para alunos fora do programa de bolsas. Neste caso, se após seis meses de conclusão do curso o aluno não ingressar na profissão escolhida, a Awari devolve o valor integral. 

Edição: Vitor Fernandes
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!