Últimos dias de inscrição: Cemig vai contratar eletricistas com salário inicial de R$ 3,8 mil

cemig eletricista
Inscrições duram até o dia 19 de maio (Cemig/Divulgação)

As inscrições para as vagas do concurso de eletricista de Redes de Distribuição da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) estão quase chegando ao fim. Com salário inicial de R$ 3.803,27, as oportunidades são distribuídas por nove regiões do estado. Interessados devem se cadastrar até a próxima quinta-feira (19) neste link.

Segundo a companhia energética, as vagas contemplam as regiões Centro, Leste, Nordeste, Mantiqueira, Noroeste, Norte, Oeste, Sul e Triângulo Mineiro. Os candidatos precisam ter ensino fundamental completo, carteira de motorista e ao menos seis meses de experiência em atividades de construção.

Veja todos os requisitos abaixo:

  • Ter o ensino fundamental completo;
  • CNH (categoria mínima B);
  • Experiência mínima de seis meses em atividades de construção,
  • Manutenção ou operação de redes de distribuição ou transmissão de energia;
  • Curso básico em Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, conforme NR 10;
  • Curso complementar em Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas Proximidades, conforme NR 10;
  • Treinamento sobre Trabalho em Altura, conforme NR 35.

Prova de múltipla escolha

O concurso para se tornar eletricista pela Cemig consiste em algumas etapas. A primeira é uma prova objetiva de múltipla escolha, que vai classificar e eliminar candidatos. Depois disso, os participantes passam pela avaliação pré-admissional de saúde, formação de integração e prática de campo.

A data prevista para a prova é 12 de junho de 2022, em Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Teófilo Otoni, Uberlândia e Varginha. Para se inscrever, o candidato deve cumprir todos os requisitos e ler o edital completo.

O documento salienta que, no dia da avaliação, o candidato deverá estar ciente dos protocolos sanitários para prevenção contra a Covid-19. Dessa forma, todos os candidatos usarão máscara durante o exame. Não deverá comparecer ao local quem:

  • Tenha o diagnóstico positivo de Covid-19 nos 10 dias que antecedem à realização das etapas;
  • Tenha tido contato com alguma pessoa com diagnóstico positivo de Covid-19 nos 10 dias que antecedem à realização das etapas, ou;
  • Apresente dois ou mais dos sinais ou sintomas relacionados a seguir: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.

Formas de contato

Até a homologação, a FUMARC (Fundação Mariana Resende Costa) prestará informações e esclarecimentos ao candidato pelos seguintes meios:

  • FUMARC – av. Francisco Sales, nº 540, bairro Floresta – Belo Horizonte – MG. Horário de funcionamento: dias úteis, das 9h às 12h e das 13h às 17h;
  • Site: www.fumarc.com.br
  • Telefones: (31) 3249-7403, 3249-7404, 3249-7455. Horário – em dias úteis, de 9h às 12h e de 13h às 17h.

Segundo o edital, o candidato aprovado e classificado dentro do número de vagas oferecidas será convocado por e-mail e por meio de publicação de lista de convocados no site da Cemig. A ordem de classificação será obedecida “para comprovar os requisitos exigidos para o cargo, de acordo com a necessidade e conveniência da CEMIG e critérios estabelecidos neste Edital”.

O prazo de validade do concurso é de um ano – 12 meses – contados a partir da data da confirmação do resultado, podendo ser prorrogado por até mais 12 meses.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasquesnicole.vasques@bhaz.com.br

Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Comentários